Desde que anunciou no fim da última semana o patrocínio pessoal a Neymar, a Volkswagen passou a ser parceira tanto da seleção brasileira quanto do principal jogador que a compõem atualmente, e esse será o mote das campanhas previstas para os próximos meses. Haverá ativação conjunta dos dois aportes, ao combinar as imagens do atacante santista à da equipe nacional.
“Sem dúvida, o Neymar é o nome não só do Santos, mas da seleção brasileira, e para que a gente possa estabelecer uma relação ainda mais próxima, um link mais claro na cabeça do consumidor, ele vai ajudar muito”, conta Hernalder Zola, gerente de marketing da companhia alemã. A possibilidade de mesclar as ações de ativação, inclusive, foi um dos fatores que pesou ao acertar acordo pessoal.
A primeira campanha irá começar no início deste mês de abril, com um amistoso da equipe nacional e uma promoção para levar clientes da montadora para assisti-lo na Europa, envolvendo a participação do jovem atacante. “Essa primeira atividade para ativar os patrocínios certamente já vai estabelecer a conexão Neymar, seleção e Volkswagen”, complementa o executivo da multinacional.
Com o tempo, a expectativa é que outros nomes se unam a Neymar na ativação feita pela Volkswagen, mas ainda não há nenhum outro acordo alinhavado. Dependendo de como a campanha for idealizada, outros jogadores e ex-jogadores deverão ser contratados, pontualmente ou não, a exemplo do que a Seara fez em 2010, ao juntar na mesma propaganda Robinho, Paulo Henrique Ganso e o próprio Neymar.
Outro ponto que certamente será explorado é o fato de um dos principais veículos da companhia, o Gol, ter clara ligação com o futebol. O modelo já foi usado pela Volkswagen em diversas ocasiões no passado. Na última, a montadora disse que iria ajudar Túlio Maravilha, ex-Botafogo, a alcançar a marca de mil gols feitos, e então o jogador aparece em uma das fábricas da empresa alemã montando carros.