A Nike nomeou Jennifer Hartley, executiva com 14 anos de experiência na companhia, como nova diretora de estratégia da empresa de material esportivo. A novidade foi anunciada em um comunicado interno.
A mudança ocorre no mesmo momento em que o diretor executivo Elliot Hill tenta a recuperação da marca, após um ano de vendas fracas. Segundo o diretor financeiro Matt Friend, Jennifer trabalhará para “desenvolver, conduzir e cumprir a agenda estratégica da Nike”.
Daniel Heaf, antigo diretor de estratégia e transformação da Nike, deixou a empresa no início do ano, depois de a administração ter decidido eliminar o seu papel e as equipes que supervisionava terem sido integradas ao departamento financeiro.
Jennifer se reportará a Friend, que afirmou que a nova diretora trabalhará em colaboração com ele e Hill para “desenvolver, impulsionar e entregar” a agenda estratégica da Nike.
Trajetória
Jennifer começou sua carreira na Nike em estratégia corporativa e desenvolvimento em 2011 e ocupou vários cargos. Entre outras funções, ela foi vice-presidente de finanças para o mercado norte-americano, vice-presidente de estratégia global de consumo e mercado, e diretora sênior de operações comerciais de merchandising na América do Norte.
Recentemente, atuou como vice-presidente de capacidades empresariais estratégicas. Antes da Nike, Jennifer trabalhou cinco anos na McKinsey & Co.
Recuperação
A nomeação de Jennifer ocorre um mês após Hill apresentar um relatório de progresso mais detalhado sobre seus planos de recuperar a empresa.
Na teleconferência sobre os resultados financeiros do terceiro trimestre, em março, Hill falou aos analistas sobre a estratégia “Win Now” (“Vencer Agora”, em tradução livre), desenvolvida pelos executivos da Nike em dezembro.
O lucro líquido da empresa sediada em Beaverton, no Oregon, no terceiro trimestre foi de US$ 794 milhões, uma queda de 32% em relação aos US$ 1,2 bilhão do mesmo período do ano anterior.
O lucro diluído por ação foi de US$ 0,54, uma queda de 30% em relação aos 77 centavos registrados no mesmo período do ano passado. As vendas líquidas no período foram de US$ 11,3 bilhões, uma queda de 9% em relação aos US$ 12,4 bilhões, em base reportada, em comparação ao ano anterior.
Os resultados do terceiro trimestre da empresa superaram as estimativas mais catastróficas dos analistas financeiros. Os especialistas em mercado esperavam um lucro por ação de apenas US$ 0,29 no trimestre. A receita também superou as expectativas dos analistas, que era de uma queda de 11,5%, segundo a fornecedora global de dados e infraestrutura de mercados financeiros LSEG.