A despeito do cenário de instabilidade política no Bahrein, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ratificou a realização de uma corrida de Fórmula 1 no país em 2012. A prova já havia sido cancelada no ano passado.
“Com base nas informações que nos foram fornecidas, a FIA tem certeza de que todas as medidas de segurança necessárias foram tomadas para que aconteça no Bahrein um grande prêmio de Fórmula 1”, disse a entidade em comunicado oficial.
Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA), ratificou o tom do discurso. “Nós estaremos lá em abril”, projetou o dirigente, que chegou a dar “200% de certeza” sobre a realização da prova no Bahrein.
A construção do autódromo usado no Bahrein começou em 2002, e a primeira corrida no país foi realizada em 2004. No ano passado, contudo, a instabilidade política e os conflitos internos do país geraram um cenário de incerteza que motivou o cancelamento do evento.
A prova de 2012 está agendada para o dia 22 de abril, mas os protestos no país não cessaram. Na última segunda-feira, sete policiais ficaram feridos em uma explosão de uma bomba na região xiita de Akr, ao sol de Manama.
Também em nota oficial, o circuito internacional do Bahrein (BIC, na sigla em inglês) comemorou a decisão da FIA. “A situação de segurança é adequada para receber um evento desse porte”, assegurou o texto.