Os planos da IMX de trazer para o Brasil o ATP 500 de Memphis já no ano que vem foram frustrados, e o país só abrigará em 2014 uma competição desse nível. Uma reunião entre membros da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e representantes de torneios da entidade na semana passada, em Monte Carlo, foi decisiva para que a agência de Eike Batista e da IMG não conseguisse levar adiante os planos de transferir Memphis para o Rio de Janeiro em 2013.
O maior entrave era com relação à alteração de datas no calendário do tênis no ano que vem. Conforme já havia sido noticiado pela Máquina do Esporte na semana passada, uma queda de braço entre a IMG, que comprou a data de Memphis, e os organizadores dos torneios da chamada “Gira Sul-Americana” havia deixado indefinida a data de realização da competição no Brasil.
Na reunião ocorrida semana passada durante o ATP 1000 de Monte Carlo, segundo fontes ouvidas pela reportagem, houve um extenso debate sobre quais seriam as melhores datas para que todos os torneios fossem adequados ao calendário. Neste ano de 2012, Memphis ocorreu na sequência do Brasil Open. A inteção da IMG era manter a data de seu torneio e alterar a da competição que já ocorre no país há dez anos e que é de categoria inferior (o Brasil Open é um ATP 250).
A mudança da data também implicaria em alterações das competições de Buenos Aires e Acapulco, que compõem, junto com o Brasil, a “Gira Sul-Americana”. Os organizadores dos três torneios não queriam alterar as suas datas, já que muitas vezes negociam em conjunto com os atletas as participações nas competições, fortalecendo seus eventos.
Um dos principais argumentos que foi usado para brecar a chegada do ATP 500 já em 2013 foi o tempo curto para mudar todos os eventos de data. Um dos argumentos usados pela Koch Tavares, que detém a organização do Brasil Open, foi o de que faltam apenas dez meses para a competição, e uma mudança no calendário poderia afastar patrocinadores e atletas, impactando na presença de público nos jogos.
O calendário de 2014 da ATP só será divulgado no final deste ano, durante o ATP Finals, que é a competição que encerra a temporada e acontece em Londres. Já está certo, porém, que o Rio de Janeiro será incluído no roteiro.