A Powerade, marca de isotônico da Coca-Cola, anunciou na última terça-feira a criação do Powerade Team, projeto para a formação de atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio. O investimento é o primeiro mais volumoso da marca, que atua no país desde 2010, no esporte nacional.
Ao todo, dez atletas entre 16 e 20 anos que já competem em categorias menores receberão auxílio da empresa para treinamento e formação profissional. O projeto é semelhante ao criado pela fabricante de material esportivo Speedo, que apoia uma equipe jovem de atletas da natação aqui no Brasil tendo como foco também os Jogos do Rio de Janeiro.
“A Powerade já é uma marca que tem bastante ligação com o esporte, sendo patrocinadora da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, além de patrocinarmos o maior circuito de corridas de rua do Brasil e termos diversas outras ações com nossos representantes comerciais localmente. Nosso objetivo é contribuir para que o Brasil conquiste mais medalhas olímpicas”, afirmou John Pinto, diretor de marketing de novas bebidas da Coca-Cola.
A empresa anunciou, além do investimento no time de atletas, que vai financiar a ida daqueles que são maiores de idade para acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres, nos próximos meses de julho e agosto. Do time de dez patrocinados, cinco têm mais de 18 anos.
A ação da Powerade também marca o início da relação da marca com a A! Body Tech. A rede de academias vai oferecer sua estrutura para que os atletas que fazem parte do grupo possam fazer o treinamento de musculação, em iniciativa semelhante àquela que é feita com a equipe permanente de ginástica artística treinada por Georgette Vidor no Rio de Janeiro.
Os atletas do Powerade Team são federados pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, que é quem apadrinha esportivamente o projeto. Segundo Carlos Lancetta Jr., presidente da entidade, o investimento retoma o projeto que a Coca-Cola teve nos anos 70 e 80 no país, quando patrocinava equipes de atletismo. De acordo com o dirigente, foi a partir desse projeto que o Brasil revelou talentos como Robson Caetano e Joaquim Cruz.
“Esse projeto foi traçado em 2010 com base em projetos que foram muito bem-sucedidos em anos anteriores. Por isso eu acredito que esse projeto venha a ser um referencial para os Jogos Olímpicos de 2016”, disse Lancetta durante o evento de lançamento.
A concepção de todo o projeto foi da agência de marketing esportivo Evolution Sports, do Rio de Janeiro. De acordo com Jose Luiz Bello, diretor da empresa, a escolha do atletismo foi pela própria história dos Jogos Olímpicos.
“Se você for ver, o atletismo é o pai dos Jogos Olímpicos. É a partir dele que começou os Jogos. Havia pleno sentido em fazer um projeto desses”, disse.