O governo espanhol vai ajudar a diminuir as dívidas dos times de futebol nacional. O Ministério do Esporte alinhavou um plano conjunto com a Liga de Futebol Profissional (LFP) para zerar até 2020 os débitos dos clubes do país.
“Nas últimas semanas, tivemos uma série de reuniões com a LFP para desenhar um modelo viável. Esperamos que esse plano dê fim ao crescimento das dívidas e que elas desapareçam em poucos anos”, projetou Miguel Cardenal, Secretário de Estado da Espanha para o Esporte.
Em março deste ano, as dívidas fiscais dos clubes de futebol da Espanha atingiram 752 milhões de euros. Desse montante, 490 milhões de euros estão concentrados nas equipes que figuram na primeira divisão nacional.
Segundo um estudo da Universidade de Barcelona, a situação dos times espanhóis é ainda pior se forem contabilizadas as dívidas totais. O débito somado das equipes nacionais é de 3,53 bilhões de euros, 100 milhões de euros a mais do que no ano passado.
“É inaceitável que qualquer empresa tenha um nível tão alto de endividamento, e é por isso que buscamos fórmulas para solucionar o problema”, completou Cardenal.
Detalhes do plano de auxílio financeiro ainda não foram divulgados, mas o governo já fala em contrapartida. A partir de 2014, uma fatia de 35% do que as equipes recebem de direitos de mídia será retida até que todos os time estejam em dia com suas obrigações fiscais.
A ameaça do governo é que clubes que têm dívida serão impedidos de participar dos torneios nacionais de futebol. Esse veto, contudo, ainda não tem data para ser colocado em prática.