Eliminado do Campeonto Mineiro e da Copa Kia do Brasil, o Cruzeiro irá assistir ao duelo entre Atlético-MG e América-MG no próximo domingo, a última partida do Estadual, pela televisão. E, para piorar, com a noção exata de que deixou de arrecadar em torno de R$ 1 milhão. Essa é a conta feita por dirigentes nos últimos dias a respeito de quanto foi desperdiçado com patrocínios, direitos de televisão e prêmios.
Caso estivesse nos dois últimos jogos do Mineiro contra o Atlético-MG, o Cruzeiro já tinha fechado patrocíno pontual. A marca dessa empresa, cujo nome será mantido em sigilo em função do próprio fracasso do time, seria estampada nos ombros em ambas as ocasiões.
Nessa conta, ainda precisam ser consideradas as receitas oriundas de negociações de placas de publicidade no estádio, bilheterias, direitos de transmissão pagos pela Rede Globo e premiações de patrocinadores – cada contrato tem um valor estipulado para triunfos.
A soma de todas as receitas que acabaram indo para o América-MG faz do Estadual um campeonato ainda mais lucrativo do que outros, nacionais ou internacionais, como a Copa do Brasil da qual o Cruzeiro foi eliminado na noite da última quarta-feira. O fato de ter deslocamento curtíssimo, por estar na própria capital mineira, faz com que as despesas da decisão sejam muito mais baixas do que as do nacional.