Na primeira prova de 2012 disputada pela manhã, segundo o horário brasileiro, a Fórmula 1 conseguiu se recuperar das baixas audiências que conseguiu nas primeiras três corridas da temporada. O Grande Prêmio da Espanha, vencido pelo venezuelano Pastor Maldonado, fez com que a emissora carioca obtivesse 11 pontos no Ibope.
O número representa o dobro do que havia sido obtido até então neste ano. Na China, em 15 de abril, a emissora carioca marcou cinco pontos, em uma corrida que começou a ser transmitida às 4h. Antes dela, na Malásia, às 5h, seis pontos foram conseguidos, mesma quantidade de telespectadores da edição inaugural, na Austrália, às 3h.
Desse modo, esta temporada segue o mesmo caminho trilhado no ano passado. A quarta corrida de 2011, feita na Turquia, também foi a primeira a ser exibida pela manhã no Brasil, e a audiência obtida foi idêntica: 11 pontos. Aquele também foi o melhor desempenho do canal até então, depois de ter exibido três provas durante a madrugada.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.