Anunciado na semana passada, um corte de US$ 10 milhões que a General Motors fez no investimento da companhia em publicidade na rede social Facebook foi apenas o início de um reposicionamento. A empresa também vai parar de anunciar no Super Bowl, jogo que decide a liga profissional de futebol americano (NFL).
O Super Bowl é o evento mais assistido da TV nos Estados Unidos. Em 2012, cada inserção comercial de 30 segundos foi vendida por cerca de US$ 3,5 milhões.
A CBS já anunciou que esse valor será inflacionado para o próximo ano. A despeito de a projeção de custo oficial não ter sido anunciada, a mídia norte-americana estima que os comerciais serão vendidos a mais de US$ 4 milhões.
“Com o significativo aumento de preço, nós simplesmente não temos como justificar nossas despesas”, disse Joel Ewanick, responsável global pelo marketing da GM, em um comunicado oficial.
Os cortes no Facebook e no Super Bowl fazem parte de uma revisão de orçamento da GM. A empresa tem orçamento global na casa de US$ 5 bilhões por ano, mas pretende reduzir o custo a US$ 2 milhões até 2015.
A GM é atualmente a terceira maior anunciante do mercado dos Estados Unidos. O total investido pela companhia em publicidade, contudo, é mantido em sigilo.