Com quadro social composto por 103,2 mil filiados e planos para chegar a 200 mil até 2015, o Internacional deve criar nova ferramenta no próximo mês para conseguir atingir a meta. Ainda não há detalhes, como os valores que serão cobrados, mas a estratégia consiste em montar novos planos de associação, com caráter mais popular.
“Nós vamos lançar até o fim do mês alguns novos planos para sócios que vão ser um pouco mais baratos do que os que temos hoje”, conta Norberto Guimarães, diretor de relacionamento com sócios do clube gaúcho. “Estamos montando uma grande rede que irá atingir a maior parte do Rio Grande do Sul e outras capitais do país”.
As novas modalidades de adesão não deverão contar com o mesmo desconto nos ingressos que as atuais têm, principalmente porque o intuito é conseguir atingir torcedores que residem fora de Porto Alegre. Até hoje, o dirigente conta que já encontrou vários fãs que se associariam ao clube, com menos benefícios, caso fosse mais barato.
“Muitos torcedores nos dizem que, se tivesse uma categoria mais barata, eles se associariam, porque não têm interesse em ir a jogos, e sim o intuito de ajudar o clube”, relata o diretor. Assim, espera-se que esse impulso faça com que o Inter tenha 120 mil sócios até o fim de 2012, meta traçada há alguns meses para atingir os 200 mil em 2015.
Apesar do otimismo, o futebol não ajudou tanto quanto poderia nesta temporada. Embora tenha vencido o Gauchão Coca-Cola, o Internacional foi eliminado da Copa Santander Libertadores nas oitavas de final. De qualquer modo, a quantidade de benefícios da associação é considerada suficiente para reduzir o impacto do futebol.