A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25), um requerimento para realizar uma audiência pública com Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), eleito no mês passado. A data da conversa ainda depende da aceitação do convite e da disponibilidade na agenda do dirigente.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o convite chegará à CBF entre esta quarta-feira (25) e a quinta-feira (26), com opções de datas. A ideia é que essa audiência ocorra em julho, mas depende da aceitação da CBF de participar.
De acordo com a senadora Leila Barros (PDT-DF), o objetivo do pedido é abrir um diálogo entre a confederação e os parlamentares para tratar de expectativas e planos da nova gestão da CBF. Entre os principais planos da confederação nos próximos anos está a realização da Copa do Mundo Feminina, em 2027.
Outros assuntos em pauta são o debate sobre políticas de incentivo ao futebol feminino e de base, formação de atletas, infraestrutura de estádios, transparência na gestão e papel social do futebol como ferramenta de inclusão social.
“O futebol é uma paixão nacional e, mais do que isso, instrumento de transformação”, afirmou a senadora, ex-integrante da seleção brasileira de vôlei, que preside a CEsp.
“Precisamos de uma CBF mais conectada com as necessidades do povo, comprometida com a formação de atletas, com a valorização do futebol feminino e com uma gestão mais transparente e inclusiva. Essa audiência será fundamental para entendermos os planos da nova gestão até 2029”, acrescentou.
Crise institucional
O convite do Senado ocorre após uma crise institucional na CBF, que teve a destituição do ex-presidente Ednaldo Rodrigues após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em 15 de maio, por irregularidade no processo que havia garantido o dirigente no poder.
Uma perícia constatou que a assinatura do ex-dirigente Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes, teria sido falsificada em um acordo que conferiu legitimidade à permanência de Rodrigues no poder. Nunes sofreu um tumor cerebral e estava com a capacidade cognitiva comprometida.
Rodrigues havia sido reeleito em março por unanimidade na Assembleia Eleitoral da CBF, da qual participam as federações estaduais e os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Após a destituição do antigo presidente, Fernando Sarney assumiu a CBF interinamente com a obrigação de convocar novas eleições. Rodrigues ainda tentou apresentar um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas desistiu no dia 19 de maio.
No hiato de poder gerado pela saída do dirigente, um grupo de presidentes de federações estaduais articulou a candidatura de Samir Xaud, que acabou vencedora no novo pleito da CBF.