Mais dois clubes trocarão de fornecedor de material esportivo na próxima temporada. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o Grêmio deixará a Umbro e assinará com a New Balance por três temporadas. Já o Fluminense também encerrará a parceria com a Umbro e terá a Puma como fornecedora de material esportivo a partir do ano que vem.
No caso do Imortal, havia uma série de propostas na mesa da diretoria para a próxima temporada. New Balance, Nike, Puma, Diadora, Mizuno e Umbro chegaram a apresentar propostas.
Nos últimos meses, o clube gaúcho trocou NDAs (acordo de não divulgação, na sigla em inglês) com as empresas interessadas. O NDA é um contrato de confidencialidade, no qual são abertas informações que não podem ser utilizadas pelas partes envolvidas na negociação.
Entre as ofertas em mãos, a diretoria buscou o que mais lhe agradava não apenas em termos de valorização financeira em relação ao atual acordo, mas em questões como duração do compromisso, distribuição e possibilidade de cada marca atender a pedidos específicos do clube.
Esse último tópico foi o que afastou a Nike da concorrência. Inicialmente, a marca norte-americana estava interessada em expandir seus tentáculos na Região Sul, até como uma forma de concorrer com a rival Adidas, que já é fornecedora do Internacional.
Troca sem troca
A mudança de fornecedor de material esportivo não será assim tão radical para o Grêmio, já que tanto Umbro como New Balance têm licença de produção e comercialização no Brasil com a mesma empresa, o Grupo Dass.
A ideia da empresa, que possui fábrica em Saudades (SC), é trabalhar melhor a marca no país. A New Balance já é fornecedora do São Paulo, em um contrato iniciado no ano passado com uma cláusula de exclusividade que vencerá no final desta temporada.
Vale lembrar que a Umbro é fornecedora do Grêmio desde 2015, em uma das parcerias mais longevas do futebol brasileiro.

Fluminense
Já o Fluminense é outro clube prestes a trocar a Umbro por outra marca de material esportivo para 2026. A escolha do Tricolor Carioca foi a Puma, que já é fornecedora de Palmeiras, Red Bull Bragantino e Bahia.
No caso dos contratos com o time de Bragança Paulista (SP) e Salvador (BA), os acordos da fábrica alemã abarcam outros clubes do mesmo grupo. A empresa já é fornecedora de RB Leipzig (Alemanha) e Red Bull Salzburg (Áustria).
Já o Bahia entrou na conta do City Football Group (CFG), detentor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, que já possui contrato com a Puma em outras equipes geridas pelo grupo, como Manchester City (Inglaterra) e Girona (Espanha).
O Palmeiras, por sua vez, renovou contrato no ano passado com a Puma em vínculo que irá até 2028. A parceria entre o clube paulista e a marca alemã de material esportivo teve início em 2019.
Geopolítica das marcas
Mesmo sem Grêmio e Fluminense, a Umbro se manterá no uniforme de três clubes importantes do país: Santos, Sport e Athletico-PR. O último disputa neste ano a Série B do Campeonato Brasileiro.
Enquanto isso, a próxima temporada assistirá a um crescimento da participação de gigantes de material esportivo na elite do futebol nacional.
A Nike renovou com o Corinthians por mais dez anos, afastando a chance do Timão trocar a empresa pela Adidas, que chegou a fazer uma proposta considerada vantajosa. A marca do Swoosh é a fornecedora do Timão desde 2003.
Para 2026, a empresa norte-americana, que há quatro anos vinha tendo apenas o Corinthians e a seleção brasileira como ativos no Brasil, ampliará seus tentáculos para outros estados.
A Nike assinou com o Vasco, que deixará a Kappa, por sete temporadas. E também acertou acordo com o Atlético-MG, que finalizará a parceria com a Adidas.
A marca das três listras, por sua vez, mesmo com a perda do Atlético-MG e a negociação fracassada com o Corinthians, seguirá com boa participação no mercado, pois continuará vestindo três times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro 2025: Cruzeiro, Flamengo e Internacional.
A Puma, por sua vez, crescerá em representatividade, com Palmeiras, Bahia, Red Bull Bragantino e, a partir do ano que vem, o Fluminense.