A quarta edição do Novo Basquete Brasil (NBB) está chegando ao fim de modo inédito. A decisão será feita em partida única, em vez de série de cinco jogos, para que haja transmissão da Globo, pela primeira vez nesta nova fase da modalidade no país. Festejos à parte pela volta à televisão aberta, os dois finalistas, São José/Vinac/Unimed e Uniceub/BRB/Brasília, tiveram de acionar parceiros para a ocasião.
Como haverá apenas um confronto, para que seja neutro, decidiu-se que ele será realizado em ginásio localizado na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Assim, ambas as equipes irão jogar longe de suas bases, onde estão concentradas a maior parte dos torcedores, e a verba necessária para financiar o transporte dessas pessoas terá de ser obtida por meio de aportes adicionais.
O São José está adiantado nesse aspecto. A direção do time já negociou com Vinac e Unimed, e os dois patrocinadores aceitaram fazer novos depósitos para bancar os traslados. Ainda não há um número exato, mas é certo que haverá ônibus suficientes para atender aos moradores de São José. A equipe tem direito a 2,5 mil ingressos, portanto, caso todos os fãs aderissem ao serviço, seriam 50 veículos.
O Brasília, por sua vez, terá reunião amanhã com o BRB para saber se terá suporte do banco estatal para custear as viagens. Por questões financeiras e logísticas, o avião foi descartado. O modelo mais viável até o momento é mesmo o ônibus, então torcedores embarcariam na tarde de sexta-feira, poderiam dormir durante todo o trajeto e chegar em tempo para a decisão, que começa às 10h na cidade paulista.
Os brasilienses chegam à partida final pela quarta vez em quatro edições realizadas do NBB, enquanto os paulistas conseguiram a chance de serem campeões nacionais pela primeira vez. Nas semifinais, foram derrotados o Flamengo e o Pinheiros/Sky. O primeiro, inclusive, teve a torcida do Brasília, que poderia optar por um ginásio mais próximo, por ter terminado a primeira fase à frente dos cariocas.