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Após aprovação de Comissão Europeia, Liberty Media finaliza aquisição da MotoGP

Negócio, de € 4,2 bilhões, foi autorizado, de maneira incondicional por comissão antitruste da União Europeia

MotoGP foi adquirida pela Liberty Media, dona da Fórmula 1, por € 4,2 bilhões - Reprodução / Instagram (@motogp)

MotoGP foi adquirida pela Liberty Media, dona da Fórmula 1, por € 4,2 bilhões - Reprodução / Instagram (@motogp)

A Liberty Media concluiu a aquisição da Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP. O acordo, avaliado em € 4,2 bilhões (US$ 4,9 bilhões), fará com que a gestora da Fórmula 1 assuma participação de 84% na Dorna. Os 16% restantes serão mantidos pelos atuais proprietários da MotoGP.

A categoria irá manter Carmelo Ezpeleta como CEO, além de sua atual equipe de executivos, incluindo Enrique Aldama (diretor de operações), Dan Rossomondo (diretor comercial) e  Carlos Ezpeleta (diretor esportivo).

Por outro lado, a equipe de gestão da Liberty Media, incluindo Chase Carey e Sean Bratches, se juntarão ao Conselho da Dorna.

O fechamento da transação significa que a Liberty Media agora é composto por suas subsidiárias Fórmula 1, MotoGP, a empresa de experiências em eventos esportivos e de entretenimento Quint, além de outros investimentos minoritários.

Comissão Europeia

A Liberty Media anunciou um acordo para a MotoGP em abril de 2024 , que deveria ser finalizado até o final daquele ano, mas a burocracia regulatória acabou com essas esperanças. Teresa Ribera, da Comissão Europeia (CE), órgão responsável por aplicar regras de concorrência na União Europeia (UE), abriu investigação sobre a aquisição em dezembro de 2024.

De acordo com a agência Bloomberg, a executiva temia que a aquisição pudesse prejudicar a concorrência nos mercados de transmissão e streaming, visto que a Liberty Media também é dona  da Fórmula 1.

A controvérsia foi influenciada por investigação semelhante feita no passado: os reguladores de concorrência da UE decidiram, em 2006, que a investidora CVC Capital Partners deveria vender sua participação na MotoGP ou na Fórmula 1. Na época, a empresa de private equity tinha participação nas duas categorias.

A Liberty Media, porém, manteve-se otimista durante todo o processo de conclusão da aquisição. O negócio acabou recebendo aprovação incondicional da Comissão Europeia no mês passado.

“A MotoGP é um ativo esportivo premium altamente atraente, com corridas incríveis, uma base de fãs apaixonados e um forte perfil de fluxo de caixa”, destacou Derek Chang, presidente e diretor executivo da Liberty Media.

“Acreditamos que o esporte e a marca têm um potencial de crescimento significativo, que buscaremos concretizar aprofundando a conexão com os torcedores e expandindo a um público global mais amplo”, acrescentou.