Pular para o conteúdo

Brasileiros na Copa do Mundo de Clubes 2025 têm explosão de seguidores nas redes sociais

Ranking do Ibope Repucom apontou que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras tiveram, em média, 459 mil novas inscrições em junho

Flamengo liderou o crescimento digital entre os clubes brasileiros em junho - Gilvan de Souza / Flamengo

A edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Repucom, apontou que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 tiveram os maiores ganhos de inscritos entre as equipes do país.

Junto com o Red Bull Bragantino, outro destaque da edição, os quatro clubes somaram cerca de 1,8 milhão de inscritos, o equivalente a 96% dos 1,9 milhão de novas inscrições entre as 50 equipes brasileiras monitoradas pelo ranking.

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras tiveram, em média, 459 mil inscrições em junho. Os 46 clubes restantes na lista, todos ausentes do Mundial, tiveram um ganho médio de 2,6 mil, o que denota o impacto do torneio na visibilidade dos participantes.

Flamengo

O Flamengo foi o clube brasileiro que mais cresceu, com 838 mil novos inscritos em junho. É o maior resultado mensal do Rubro-Negro desde novembro de 2022. Os cariocas foram eliminados na Copa do Mundo de Clubes pelo Bayern de Munique, nas oitavas de final.

A equipe também liderou o aumento de inscritos no Instagram (435 mil novos seguidores), TikTok (300 mil), YouTube (60 mil) e “X” (43 mil), o antigo Twitter. Como consequência, o Flamengo alcançou os 22 milhões de inscritos no Instagram e a marca de 63 milhões de inscrições no combinado de suas redes sociais.

Palmeiras

O Palmeiras, que enfrentará o Chelsea nas quartas de final do Mundial, obteve seu maior ganho mensal desde agosto de 2024, com 434 mil novas inscrições no combinado de suas mídias digitais.

O destaque do Verdão foi no TikTok, rede em que acumulou 300 mil novos seguidores e ultrapassou a marca de 5 milhões de inscrições. O Instagram do clube aparece na sequência, com 119 mil novos inscritos.

Fluminense

O Fluminense, que também disputou as quartas de final do torneio da Fifa, teve o terceiro maior crescimento do mês. O Tricolor Carioca somou 321 mil novos seguidores. 

O clube carioca ganhou 100 mil inscritos no Facebook, TikTok e Instagram. Foi o maior resultado do Fluminense desde janeiro do ano passado.

O Fluminense deverá ter um crescimento ainda maior com a Copa do Mundo de Clubes. Nesta sexta-feira (4), o clube superou o Al-Hilal e avançou para as semifinais do torneio, em que enfrentará o vencedor entre Palmeiras e Chelsea.

Botafogo

O Botafogo teve o quarto maior resultado do mês, com cerca de 243 mil novos seguidores, seu maior crescimento mensal desde janeiro de 2025.

O destaque do Alvinegro foi o Instagram, plataforma em que conquistou 124 mil novos inscritos. O TikTok também apresentou bom resultado, com ganho de 100 mil seguidores.

Com o resultado, o Fogão teve um crescimento de 4% na base digital. Foi a maior variação de crescimento entre todos os 50 clubes do ranking.

Quedas

Dos 20 clubes que possuem as maiores bases digitais do Brasil, oito perderam inscritos. Foram eles: Atlético-MG, Ceará, Fortaleza, Grêmio, Internacional, São Paulo, Vasco e Vitória.

Corinthians e Santos, que tiveram os maiores crescimentos de inscrições nos primeiros meses do ano, tiveram as maiores quedas. O Timão registrou cerca de 19 mil novas inscrições, apenas 4% da média mensal até o momento. O Peixe, por sua vez, teve 28 mil, 2% da média mensal.