A mudança do horário do jogo do Brasil contra o Estados Unidos foi benéfica para a audiência do futebol. A vitória por 4 a 1 da seleção sobre os EUA foi transmitida entre 21h e 23h na última quarta-feira pela Globo, por conta da adequação da partida ao horário exigido pela ESPN americana, detentora dos direitos do confronto.
Em média, a Globo registrou 31 pontos de audiência na medição do Ibope com o duelo brasileiro em Washington. O índice auferido só perde para o último jogo transmitido pela emissora às quartas-feiras. No dia 23 de maio, na partida em que o Corinthians eliminou o Vasco da Copa Santander Libertadores, a Globo teve uma média de 34 pontos de audiência. Antes, no primeiro jogo do duelo, a medição havia sido de 28 pontos.
Da mesma forma, o jogo das 21h turbinou a audiência da própria seleção brasileira dentro da emissora. Desde 2010, apenas as partidas amistosas contra a Argentina, em setembro passado, e a despedida do jogador Ronaldo, tiveram médias de audiência maiores.
O índice do jogo do Brasil também foi o segundo maior do futebol na TV brasileira até agora neste ano de 2012, e o único a ser realizado nesse outro horário. Mesmo assim, o futebol continuou a ter menos audiência do que a novela, geralmente exibida antes do início do esporte na grade da Globo.
Entre 20h30 e 20h45, período aproximado da transmissão da novela, a emissora carioca registrou média de 33 pontos na audiência. Assim que o Brasil tomou conta da programação, o ibope caiu para 31 pontos. O novo horário também derrubou a audiência da novela, que teve uma versão reduzida na quarta-feira. No início da semana, na segunda, a trama “Avenida Brasil” teve 38 pontos em média, enquanto na terça-feira o índice foi ainda maior: 40 pontos de média.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Leia mais: As cinco maiores audiências do futebol em 2012.
1 – Corinthians x Vasco – 23/5 – 34 pontos – início às 22h
2 – Brasil x EUA – 30/5 – 31 pontos – início às 21h
3 – Corinthians x Emelec – 9/5 – 29,5 pontos – início às 22h
4 – Vasco x Corinthians – 16/5 – 28 pontos – início às 22h
5 – Dep. Táchira x Corinthians – 15/2 – 27 pontos – início às 22h
Fonte: Máquina do Esporte/Ibope