Quatro anos depois de adquirir a Umbro, a Nike anunciou na última quinta-feira que colocou à venda a fabricante de material esportiva focada no mercado de futebol. Num comunicado divulgado aos acionistas, a empresa anunciou que, além da Umbro, vai se desfazer da Cole Haan, marca voltada para o setor de estilo de vida.
“Ao nos desfazermos da Cole Haan e da Umbro, permitiremos focar nossos esforços e recursos nas alta potencialidades da Nike, mantendo a empresa em crescimento, sustentável e lucrativa para nossos acionistas”, declarou no comunicado Mark Parker, presidente da Nike.
De acordo com a companhia, a ideia é que o processo de venda das duas marcas dure um ano, tendo sido encerrado até 31 de maio de 2013, quando se encerra o ano fiscal da Nike. Ao vender as duas marcas, a empresa vai manter o foco, além da Nike, na Converse (focada no mercado americano), Jordan (em parceria com o ex-jogador de basquete Michael Jordan) e Hurley (focada nos esportes radicais).
No próximo dia 28 de junho a Nike vai divulgar o balanço anual da companhia. Nele, serão revelados os resultados de cada uma das marcas da empresa, o que pode indicar os motivos de a companhia ter decidido se desfazer de Cole Haan e Umbro.
Curiosamente, em 2010, a marca de origem inglesa e com produtos apenas para o futebol, foi responsável pela primeira grande notícia da Nike na modalidade. Pouco antes da Copa do Mundo da África do Sul, a Nike, turbinada pelos resultados da Umbro, anunciou que havia se tornado a líder em vendas no futebol, superando mais de seis décadas de hegemonia da Adidas.