Pular para o conteúdo

Apresentado por Brasilprev, Festival Vamos Passear recicla quase meia tonelada de resíduos

Evento, que já realizou 4 etapas pelo Brasil neste ano, conta com passeio de bike, caminhada e corrida infantil, entre outras atividades

Grupo faz a reciclagem no Festival Vamos Passear - Divulgação

Grupo faz a reciclagem no Festival Vamos Passear - Divulgação

O Festival Vamos Passear, apresentado pela Brasilprev, empresa BB Seguros, já recibou 476,7 quilos de lixo, dividido entre orgânico, papelão, plástico e rejeito. Também evitou 212 kg de CO2 na atmosfera nas quatro primeiras etapas do evento, disputadas em Salvador, Recife, Belém e São Paulo.

O evento conta com passeio de bike de 10 km, caminhada de 4 km e corrida infantil com até 400 metros de distância, de acordo com a idade. Há outras atividades gratuitas, abertas ao público, com esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, minipista de skate, yoga, pilates e dança.

As iniciativas de sustentabilidade fazem com que o evento tenha resíduo zero. A equipe da cooperativa Eccaplan, parceira do evento, inicia a separação dos resíduos durante cada etapa.

Após as atividades, recolhe todo o material, já separado e pesado, para fazer a reciclagem. Ao final das etapas, é emitido o certificado de resíduo zero.

A campanha também gerou renda extra direta para os catadores a partir da destinação dos resíduos reciclados. Já as lonas das arenas são reaproveitadas por ONGs na confecção de bolsas, mochilas e outros itens.

Já a areia utilizada nas quadras é doada para o uso em áreas de esporte e lazer, para a comunidade local da cidade ou para o parque realizador do evento.

No ano passado, 782,75 quilos de resíduo gerado no evento foi reciclado. Também foram doados 144 mil kg de areia. E 100 m² de lona transformados em 200 necessaires para serem comercializadas.

Mais etapas

As etapas, que acontem em entre  junho e agosto, devem atrair mais de 30 mil participantes, de idades variadas, neste ano.

A arena conta com espaço kids e espaço saúde, além de assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. É montada uma área de alimentação com food trucks e opções de comida saudável, assim como um espaço para descanso.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e com mobilidade reduzida. Também há estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

As próximas etapas do Vamos Passear serão em Brasília (Parque da Cidade, em 20 de julho), Porto Alegre (Parque Marinha do Brasil, 27 de julho), Belo Horizonte (Parque Juscelino Kubitschek, 10 de agosto) e Rio de Janeiro (Aterro do Flamengo, 31 de agosto).