Nem o técnico Muricy Ramalho ficou no banco de reservas. Preocupado com as semifinais da Copa Santander Libertadores, o Santos usou uma escalação alternativa para encarar o Flamengo no último domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O reflexo disso foi a menor audiência da Globo com uma transmissão do certame nacional em 2012.
A Globo obteve média de 14 pontos com o jogo entre Flamengo e Santos. O time rubro-negro venceu por 1 a 0, gol marcado pelo argentino Bottinelli, de pênalti, aos 42min da etapa final.
Em um domingo, a Globo não tinha um resultado tão ruim com o futebol em um domingo desde o dia 8 de abril. Nessa data, a vitória do Guarani por 3 a 1 sobre o Palmeiras, válida pelo Campeonato Paulista, gerou os mesmos 14 pontos ao canal.
O que torna o resultado do último domingo mais negativo é a participação no número de televisores ligados. A Globo teve 30,3% com Flamengo x Santos. Em abril, quando mostrou Guarani x Palmeiras, o canal concentrou 32% dos aparelhos.
No Campeonato Brasileiro de 2012, o share do último domingo também foi o pior resultado da Globo.
A Bandeirantes, em contrapartida, não teve um de seus piores dias. O canal registrou 4,2 pontos com Flamengo x Santos, mais do que os índices das duas primeiras rodadas do Brasileirão (quatro e 4,1 pontos, respectivamente, nos jogos Botafogo x São Paulo e Atlético-MG x Corinthians).
O Santos voltará a campo na próxima quarta-feira, quando visitará o Corinthians, no Pacaembu, pela Copa Santander Libertadores. Como foi superado por 1 a 0 no primeiro duelo, o time alvinegro precisa de um triunfo por um gol de diferença, desde que marque ao menos duas vezes, ou qualquer vitória por vantagem igual ou superior a dois gols.
Cada ponto no Ibope representa 58.300 domicílios sintonizados. Os resultados da medição computam apenas os dados de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.