O Bayern de Munique anunciou, nesta quarta-feira (6), um acordo de patrocínio com a Emirates, que será válido até o final da temporada 2031/2032. O clube alemão não tinha uma companhia aérea como parceira desde 2023, quando a Qatar Airways encerrou o contrato com a equipe.
A parceria prevê publicidade no perímetro do estádio do clube, a Allianz Arena, e ativações conjuntas nas redes sociais e canais digitais, mas sem exposição na camisa. O jornal alemão Bild revelou que o acordo gira em torno de € 5 milhões por ano.
Como parceira platinum, a Emirates passa a fazer parte do segundo nível de patrocínio do Bayern, abaixo das principais parcerias do clube, com Deutsche Telekom, Adidas, Allianz e Audi. Os outros parceiros platinum do clube são Betano, Bitpanda, EA Sports, Einhell, Paulaner, Visit Rwanda, Schwarz Digits, Viessmann e Volksbank.
“O FC Bayern está muito satisfeito por ter conquistado um parceiro forte e brilhante na Emirates, que apoia o futebol de clubes na Europa há décadas. O FC Bayern também precisa de segurança no planejamento financeiro para atingir seus objetivos esportivos, portanto, a Emirates é a escolha ideal para a família de parceiros do nosso clube. O fato de a Emirates conectar fãs de futebol ao redor do mundo e poder apoiar o FC Bayern em seus planos de internacionalização também nos ajudará”, afirmou Michael Diederich, vice-presidente do Bayern de Munique.
Pelo lado da Emirates, o acordo com o Bayern serve para que a empresa volte a estar presente na Bundesliga e, consequentemente, ganhe visibilidade na Alemanha, um dos destinos europeus mais importantes para a companhia aérea. Ao todo, a Emirates possui 63 voos semanais sem escalas partindo de Frankfurt, Munique, Düsseldorf e Hamburgo.
“Estamos imensamente orgulhosos da parceria com o FC Bayern, o clube de futebol mais emblemático da Alemanha e um verdadeiro gigante esportivo global. Esta parceria histórica representa muito mais do que um acordo comercial; ela personifica o nosso profundo compromisso com a Alemanha, que se destaca como um pilar da nossa rede europeia”, disse Tim Clark, presidente da Emirates.
A companhia aérea possui um longo histórico de patrocínio no futebol europeu, iniciado em 2001 com o Chelsea. Atualmente, é patrocinadora máster de Real Madrid (Espanha), Arsenal (Inglaterra), Milan (Itália), Benfica (Portugal) e Lyon (França).
Emirates bateu na trave para ser máster
A imprensa alemã chegou a especular diversas vezes nos últimos meses que a Emirates seria a próxima patrocinadora máster do Bayern no lugar da Deutsche Telekom, cujo contrato se encerrou no final da temporada 2024/2025.
No entanto, nas últimas semanas, as conversas para uma renovação com a empresa de telecomunicações voltaram a esquentar, o que teria levado a Emirates a fechar “apenas” a parceria platinum.
Embora um novo acordo com a Deutsche Telekom ainda não tenha sido assinado, o Bild revelou que uma extensão de contrato com a empresa deverá ser anunciada em breve, no valor de € 65 milhões por temporada. Este seria, inclusive, o mesmo valor que a Emirates teria cogitado pagar para assumir a propriedade principal da camisa do clube.