Pular para o conteúdo

Vale acerta patrocínio ao Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro

Evento será realizado pela primeira vez na América Latina e contará com o apoio da empresa via Lei de Incentivo ao Esporte

o presidente da Vale, Gustavo Pimenta (no meio), recebe camisa do presidente da CBG, Henrique Motta (direita), Ricardo Resende (à esquerda), presidente do Comitê Organizador do Mundial, e das ginastas Julia Soares e Bárbara Galvão - Divulgação

Presidente da Vale, Gustavo Pimenta (no meio), recebe camisa do presidente da CBG, Henrique Motta (à direita), do presidente do Comitê Organizador do Mundial, Ricardo Resende (à esquerda), e das ginastas Julia Soares e Bárbara Galvão - Divulgação

A Vale será uma das patrocinadoras do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de agosto, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América Latina.

A empresa do setor de mineração se tornou uma das apoiadoras da competição via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Nesta terça-feira (12), representantes da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se reuniram com o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, na sede da empresa, no Rio de Janeiro (RJ).

Durante o encontro, as ginastas Julia Soares, medalhista de bronze por equipes na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024, e Bárbara Galvão, ouro por conjunto nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, entregaram uma camisa da seleção brasileira ao executivo.

Também participaram da reunião o presidente da CBG, Henrique Motta, e Ricardo Resende, diretor-geral e presidente do Comitê Organizador do Mundial.

Expectativa

O evento marca um novo momento para a ginástica rítmica no Brasil. O país nunca conquistou uma medalha em Mundiais, mas vem credenciado por bons resultados recentes no circuito internacional.

Em julho, o conjunto brasileiro (formado por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio) conquistou a primeira medalha de ouro brasileira na competição geral por equipes na etapa de Milão da Copa do Mundo.

A equipe superou Japão e China com uma apresentação na série mista (três bolas e dois arcos), ao som de “Evidências”, clássico da música sertaneja do país.

Além disso, Bárbara Domingos se destacou, classificando-se para as finais em três aparelhos, além de competir no individual geral. A brasileira terminou em 6º (bola), 7º (fita e arco) e 9º (individual geral).

Patrocínios

A Vale patrocina a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) desde 2023, com foco em núcleos de iniciação nas modalidades rítmica e artística em cinco cidades: Vitória (ES), São Luís (MA), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Itabirito (MG). Ao todo, 550 crianças são atendidas por esses projetos.

A empresa é uma das maiores investidoras do esporte no país via LIE. Somando-se os aportes da Vale e da Vale Base Metals, foram destinados R$ 89 milhões a mais de 90 projetos esportivos no ciclo 2024/2025, em estados como Pará, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, entre 2021 e 2024, o investimento total da Vale em projetos esportivos foi de R$ 375 milhões, com ações em 117 municípios e mais de 275 mil pessoas beneficiadas.

Mundial

O Mundial de Ginástica Rítmica conta com patrocínio máster do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Caixa Econômica Federal e das Loterias Caixa.

O evento também possui parceria com os patrocinadores da CBG: Correios, Piracanjuba, Neutrox, Vivo, Atroveran, Sesc, Estácio, Ministério do Esporte, Max Recovery e Pastorelli.