Pular para o conteúdo

L’Oréal Paris promoverá treinamento contra assédio antes de jogo entre Botafogo e Palmeiras

Torcedores presentes no Nilton Santos participarão do Stand Up, programa global que já capacitou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países

Stand Up, programa global de combate ao assédio, já capacitou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países - Divulgação

A L’Oréal Paris promoverá uma iniciativa de treinamento contra o assédio sexual no jogo entre Botafogo e Palmeiras, no domingo. Ação em parceria com o clube carioca acontecerá antes da partida válida pelo Brasileirão 2025, no Estádio Nilton Santos, e visa orientar os torcedores presentes.

O treinamento, parte do programa global Stand Up, buscará capacitá-los a intervir de forma segura contra o assédio em espaços públicos, especialmente nas arquibancadas, historicamente percebidas como locais hostis por muitas mulheres.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, houve aumento de 48,7% nos casos de importunação sexual e 28,5% nos de assédio sexual no Brasil. Além disso, 40% das mulheres evitam ir a estádios por se sentirem inseguras.

Diante desses dados, a ação no jogo entre Botafogo e Palmeiras contará com diversas iniciativas de conscientização, que incluem bandeirões com mensagem da campanha nas arquibancadas e entrada dos jogadores com faixa alusiva ao tema.

Participação

A campanha também contará com a participação da cantora Anitta, garota-propaganda da L’Oréal Paris e torcedora do Botafogo. A celebridade convocará o público para participar do treinamento que será realizado ao vivo no gramado e transmitido simultaneamente nos telões do Nilton Santos.

“A campanha nasceu para empoderar as pessoas, mostrando que todas e todos podem agir para combater o assédio. Levar essa iniciativa para dentro de um estádio, um espaço historicamente hostil para muitas mulheres, é simbólico e transformador”, disse Maíra da Matta, diretora da L’Oréal Paris no Brasil.

“Queremos que o futebol seja um ambiente seguro e acolhedor para todos, e essa ação é um passo concreto nessa direção”, acrescentou.

Stand Up

Lançado globalmente em 2020 pela L’Oréal Paris, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o programa Stand Up já treinou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países.

Baseada na metodologia dos “5D’s” (Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador e Dialogar”, essa iniciativa ensina estratégias práticas e seguras para que vítimas e testemunhas possam intervir diante do assédio sem colocar a própria segurança em risco.

No Brasil, o programa é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, que oferece treinamentos gratuitos a clientes, parceiros da marca e a qualquer pessoa interessada, mediante inscrição no site da L’Oréal Paris.

Parceria

A parceria entre L’Oréal Paris e Botafogo teve início em 2024, com um projeto que contemplou treinamentos direcionados aos colaboradores da área corporativa e do futebol de base do clube.

Agora, em 2025, a missão é ampliar significativamente esse impacto, levando o programa para além dos bastidores e engajando um público maior.

“Queremos garantir que todas as mulheres possam viver plenamente, sem medo, e com a confiança de que têm o direito de ocupar qualquer espaço com dignidade, inclusive as arquibancadas dos estádios, que devem ser ambientes seguros e acolhedores para todas”, concluiu Maíra da Matta.