A World Endurance Championship (WEC), categoria de corridas de longa duração da FIA, movimentou R$ 408 milhões para economia de São Paulo (SP) com a Rolex 6 Horas de São Paulo de 2025, realizada entre 11 e 13 de julho no Autódromo de Interlagos.
O número foi alcançado através de um levantamento realizado pela consultoria P2A Gestão em Informação, que considerou receitas diretas e indiretas, incluindo bilheteria, áreas VIP, patrocínios, hospedagem, transportes, alimentação, produção e serviços associados.
O público total foi de 84.741 pessoas e representou um crescimento de 15,76% em relação a 2024. Trata-se do segundo maior público da temporada 2025 da WEC, atrás apenas das 24 Horas de Le Mans, prova mais tradicional do calendário.
Somando equipes, prestadores de serviços e organização, mais de 100 mil pessoas circularam pelo autódromo durante o fim de semana do evento.
“A cada edição, vemos a cultura do Endurance e da WEC se enraizando cada vez mais no coração dos brasileiros. Nossa expectativa é que, em 2026, esse movimento vá além de São Paulo, alcançando ainda mais cidades e apaixonados pelo automobilismo em todo o Brasil”, disse Aline Villate, diretora do Rolex 6 Horas de São Paulo.
Turismo
A etapa se destaca na América Latina por ser a única do WEC na região. Com isso, atrai fãs da categoria de países vizinhos ao Brasil, que possuem uma tendência a ficar mais dias no país.
Apenas em hospedagem, os turistas injetaram R$ 45,6 milhões na capital paulista. O estudo também apontou que participantes vindos do exterior movimentaram R$ 43,8 milhões em hospedagem, alimentação, transporte e outros gastos operacionais.
Cidades do Rio de Janeiro e do Nordeste contribuíram para um impacto indireto de R$ 128,7 milhões fora de São Paulo, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, comércio e passeios turísticos.
A pesquisa mostrou que 56,3% do público veio de fora da capital, com crescimento expressivo do interior paulista (21,9%, contra 13,7% no ano anterior). A região metropolitana respondeu por 14,5% dos visitantes, e turistas de outros estados representaram 19,3%.
Mais de 30 mil diárias de hotel foram geradas na semana da corrida, e boa parte dos visitantes aproveitou a viagem para explorar São Paulo. 50,7% buscaram a gastronomia local, 34,8% fizeram compras e 22,8% fizeram outras atividades turísticas.
Público
A participação feminina no público segue em alta, alcançando 33% nesta edição, enquanto os homens representaram 67%.
Dos 84.741 presentes, 27,8% do público com idade entre 30 e 39 anos, enquanto 23,9% estão na faixa dos 18 aos 24 anos. O gasto médio dentro do evento, incluindo ingressos, foi de R$ 552,67.
Comercial
O evento também movimentou o setor comercial interno. A loja oficial registrou aumento de 26% no faturamento em relação a 2024.
Ao todo, cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos foram gerados, com R$ 50 milhões movimentados em prestação de serviços.
Avaliação
Segundo o relatório, o evento foi avaliado positivamente pelo público presente: 99,1% das pessoas afirmaram terem se sentido seguras, 97,7% elogiaram a limpeza, 94,6% aprovaram a sinalização e 90,9% destacaram a facilidade de circulação.
A probabilidade de retorno em 2026 foi considerada muito alta para 76,4% dos entrevistados.
A próxima edição está confirmada para 10 a 12 de julho de 2026, novamente em Interlagos, e os ingressos já estão disponíveis na bilheteria oficial do evento.