Pular para o conteúdo

COI anuncia três novos diretores sob gestão de Kirsty Coventry

Comitê também criou grupos de trabalho para reformular programa olímpico, parcerias comerciais e categoria feminina

Jan Paterson, James Pearce e Julien Baehni assumem novos cargos no COI - Divulgação

Jan Paterson, James Pearce e Julien Baehni assumiram ou assumirão novos cargos no COI - Divulgação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta segunda-feira (8), a chegada de três novos diretores sob a gestão de Kirsty Coventry, que assumiu a presidência da entidade em junho, sucedendo a Thomas Bach. As nomeações fazem parte da reestruturação administrativa promovida pela nova liderança.

Jan Paterson assumirá o cargo de chefe do gabinete executivo da presidente na próxima segunda-feira (15). Já James Pearce ingressou na entidade na segunda-feira passada (1º) como assessor-chefe de comunicação. Julien Baehni, por sua vez, será o novo diretor de recursos humanos a partir de janeiro de 2026, sucedendo a Xavier Tissières após um período de transição que se estenderá até março.

Paterson tem mais de duas décadas de atuação na Associação Olímpica Britânica e é atualmente diretora-geral de esportes da Neom, na Arábia Saudita. Pearce foi correspondente olímpico da BBC entre 2001 e 2012 e lidera uma consultoria de comunicação. Baehni é diretor de recursos humanos da Uefa desde 2012, com responsabilidade sobre 850 funcionários.

“Damos as boas-vindas a Jan Paterson, James Pearce e Julien Baehni na nossa organização. Eles trazem uma vasta experiência para o COI em suas respectivas áreas, e estamos ansiosos para nos beneficiarmos dos seus conhecimentos”, disse Christophe De Kepper, diretor-geral do COI.

Grupos de trabalho

O divulgação dos novos integrantes em cargos executivos do comitê se junta ao anúncio, na última sexta-feira (5), da criação de quatro grupos de trabalho como parte do processo “Preparados para o Futuro”, proposto por Kirsty Coventry.

Os grupos foram definidos após consultas com membros do COI e têm como objetivo revisar áreas importantes da entidade.

O grupo de trabalho dos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ), presidido por Danka Hrbeková, analisará o potencial da competição e assumirá o processo de seleção da sede dos JOJ de 2030.

O grupo do Programa Olímpico, liderado por Karl Stoss, avaliará o equilíbrio entre o tamanho dos Jogos, a relevância das modalidades e a integração de novos esportes.

O grupo de Proteção da Categoria Feminina será composto por especialistas e membros do Comitê de Inspeção, com nomes mantidos em sigilo.

Já o grupo de Parcerias Comerciais e Marketing, presidido por Luis Alberto Moreno, terá a tarefa de revisar os modelos de negócio do COI, incluindo o uso das plataformas OBS e OCS para a geração de novas fontes de receitas.

“As consultas ‘Preparadas para o Futuro’ com as partes interessadas estão em andamento, e esses grupos receberão feedback constante para garantir que estejam totalmente alinhados e que as recomendações sejam totalmente integradas”, afirmou Coventry.