O São Paulo Futebol Clube, em parceria com a empresa From the Bench, lançou nesta segunda-feira um novo jogo em seu site, chamado São Paulo FC Fantasy Manager. O game está disponível para computador e iPhone, e é completamente interligado a redes sociais como Facebook e Twitter.
O jogo funciona como um simulador virtual. Nele, o torcedor poderá montar seu time ideal, escolhendo entre os jogadores do elenco atual do São Paulo e outros atletas para reforçar o time. Além disso, o internauta poderá administrar as instalações e as finanças do clube. Os resultados do São Paulo nos campeonatos reais também influenciarão no jogo. Caso o jogador fique sem dinheiro no mundo virtual, ele poderá comprar mais créditos no site do SPFC.
O game vem sendo preparado pela diretoria do São Paulo desde o começo do ano. Segundo a diretora adjunta de comunicações do clube, Juliana Carvalho, essa é apenas a primeira das iniciativas que o time quer desenvolver para as redes sociais. Na atualidade, o São Paulo é o terceiro maior clube brasileiro no Facebook, com cerca de 1,4 milhão de fãs e crescimento de 7% ao mês, atrás apenas de Corinthians e Flamengo.
O projeto busca atrair o torcedor tricolor que navega nas redes sociais. Hoje em dia, 28% do tráfego do site oficial do clube vêm diretamente do Facebook, sendo os homens entre 25 e 34 anos os que mais acessam conteúdo relacionado ao time na internet.
A From the Bench é uma companhia americana que elabora jogos e softwares para diversos clubes no mundo. Sua franquia Fantasy Manager já conta versões feitas para times como Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Chelsea e Liverpool. O São Paulo é a primeira equipe brasileira a lançar um jogo dessas características.