Pular para o conteúdo

OAB-SP lança campanha “Elas Jogam Junto” em clássico São Paulo x Botafogo

Ação contra violência de gênero será realizada no Morumbis antes da partida pelo Campeonato Brasileiro

Torcida do São Paulo lota o Estádio do Morumbis para jogo contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pela Libertadores - Rubens Chiri, Nilton Fukuda e Paulo Pinto/São Paulo

Torcida do São Paulo lota o Estádio do Morumbis para jogo contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pela Libertadores - Rubens Chiri, Nilton Fukuda e Paulo Pinto/São Paulo

A OAB-SP, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA), realizará neste domingo (14), às 17h30, uma ação de conscientização contra a violência de gênero no futebol. A iniciativa marca o lançamento do projeto “Elas Jogam Junto” e ocorrerá na abertura da partida entre São Paulo e Botafogo, válida pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Morumbis, em São Paulo.

Antes do início do jogo, voluntárias da CMA entrarão em campo ao lado dos jogadores, carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra a Mulher”. A campanha também contará com camisetas, vídeos institucionais e mensagens exibidas no estádio.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de partidas de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%. Além disso, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Panorama

De acordo com o Atlas da Violência 2025, publicado pelo Ipea com base em dados do Ministério da Saúde, 32,4% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência ao longo da vida por parceiro ou ex-parceiro, número superior à média global de 27%.

A pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Datafolha e divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 21,4 milhões de brasileiras — 37,5% da população feminina — foram vítimas de algum tipo de agressão nos últimos 12 meses.

O levantamento também mostra que 91,8% das agressões ocorreram na presença de terceiros, sendo que em 47,3% dos casos os agressores foram observados por amigos ou conhecidos, em 27% por filhos e em 12,4% por outros parentes.

A campanha da OAB-SP busca ampliar a conscientização sobre esse cenário e promover ações preventivas em espaços de grande visibilidade, como os estádios de futebol.