A Sympla, plataforma de gestão e venda de ingressos, tem registrado crescimento na oferta e na demanda por experiências ligadas ao bem-estar e à saúde mental.
Com mais de 4.300 mil eventos esportivos simultâneos, o marketplace projeta um aumento de 35% até o fim de 2025 na produção e comercialização de iniciativas voltadas ao autocuidado e à prática coletiva de atividades físicas.
“As pessoas começaram a olhar muito mais para saúde, alimentação e atividade física”, destacou Rodrigo Cartacho, cofundador e CEO da Sympla.
Para o executivo, as experiências oferecidas são um fator forte de atração atualmente. Ele aponta itens como uma medalha bonita, um kit de qualidade para os participantes, uma festa pós-prova animada e ambientes instagramáveis para registro de presença como qualidades de um evento cobiçado pelo público.
“Eventos puramente competitivos estão perdendo espaço para aqueles que criam memórias”, comentou.
Corrida de rua
Dentro desse cenário, a corrida de rua se destaca como a modalidade de maior crescimento na plataforma. Entre 2024 e 2025, houve um aumento de 28% na oferta de eventos relacionados à prática.
A modalidade reúne desde atletas amadores até grupos que utilizam o esporte como forma de socialização.
“Esse movimento reflete uma mudança de comportamento: mais do que competir, os brasileiros buscam pertencimento. Querem se conectar, compartilhar experiências e viver o esporte como um estilo de vida”, analisou Cartacho.
Eventos que combinam atividade física com música e interação social também têm ganhado espaço.
O PagoRun, criado por um grupo de pagode que une corrida e show ao vivo, e o Bop Games, festival multiesportivo que se tornou o maior da América Latina, são exemplos dessa tendência.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Bop Games em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atletas entre 31 e 40 anos são a principal faixa etária de participantes do evento, representando 31% do público.
Comportamento
A pandemia influenciou o comportamento dos brasileiros em relação à saúde e ao bem-estar. De acordo com a Sympla, entre 2022 e 2025, o número de eventos esportivos cadastrados na plataforma cresceu 149%. Já o volume de inscrições vendidas aumentou 262% no comparativo entre 2017 e 2020.
“Nossa equipe pratica e respira esporte diariamente, o que nos permite entender desde os jargões do segmento até as dores dos organizadores”, disse o executivo.
“Muitas vezes, acolhemos novos movimentos de forma orgânica, como produtores de entretenimento que encontram na corrida de rua um caminho natural de expansão”, acrescentou.