A Adidas anunciou no último sábado que a Major League Soccer (MLS), liga americana de futebol, será o primeiro campeonato do mundo a implementar o sistema miCoach Elite da marca alemã, numa iniciativa que leva o conceito de “Smart Soccer”, em português, “Futebol Inteligente”.
A partir da temporada 2013, todas as 19 equipes do torneio usarão a nova tecnologia da empresa, que permite captar e registrar múltiplos dados sobre os atletas e seu desempenho físico em tempo real, como batimento cardíaco, velocidade, aceleração, posição no gramado, entre outros. Desta forma, a comissão técnica e os preparadores de um time podem evitar problemas com seus jogadores, como lesões ou treinamento excessivo.
“Dado que os caminhos do esporte e da tecnologia estão em contínuo processo de convergência, estamos encantados em ser os pioneiros nesta área e de continuar oferecendo inovações de vanguarda aos times e à toda a liga”, declarou Herbert Hainer, CEO do grupo Adidas.
O sistema miCoach Elite é composto de um pequeno processador acoplado às costas das camisetas térmicas usadas pelos jogadores por debaixo do uniforme. Este artefato está conectado a uma série de eletrodos e sensores espalhados pela camiseta, que captam e enviam mais de 200 dados por segundo sobre cada jogador a um computador central, e logo ao tablet do treinador da equipe.
“Nosso longo vínculo com a Adidas e nosso objetivo comum de levar experiências inovadoras que mudem a maneira de ser jogar o futebol são razões-chave por trás do sucesso da MLS”, afirmou Don Garber, comissionário da liga americana.
A estreia do novo sistema se dará no All Star Game 2012, partida entre as estrelas da MLS e o campeão da Uefa Champions League, o Chelsea FC, que ocorre na próxima quarta, dia 25, na Filadélfia.