Pular para o conteúdo

Stock Car realiza pré-estreia de documentário que explora evolução dos carros desde 1979

Produção reúne personagens relevantes para a categoria e o automobilismo brasileiro

Stock Car ganhou curta-documentário sobre o desenvolvimento dos carros desde 1979 - Flavia Valsani Fotografia / Divulgação

A Stock Car entrou na onda do audiovisual e também terá um filme. A principal categoria do automobilismo brasileiro realizou, em São Paulo (SP), o pré-lançamento do curta-documentário “Stock Car – Mais Rápido que o Tempo”, que explora o desenvolvimento dos carros desde o início da competição, em 1979.

A produção tem duração de 30 minutos e foi produzida pela Valete de Copas Filmes, em parceria com a ArcelorMittal, patrocinadora da Stock Car, com o apoio da Vicar Promoções Desportivas, dona da categoria.

“É motivo de orgulho para todo brasileiro saber que temos uma categoria que vem aplicando o que há de melhor em soluções tecnológicas no esporte a motor mundial”, comentou João Bosco Reis e Silva, diretor de sustentabilidade e relações institucionais da ArcelorMittal e produtor-executivo do curta-documentário.

“Não devemos nada para o automobilismo em outros países do mundo na qualidade e inovação dos seus engenheiros, dos seus pesquisadores e na realização do evento”, acrescentou.

O filme foi apresentado em um evento que reuniu mais de 300 convidados, incluindo pilotos, chefes de equipes, personalidades do automobilismo, dirigentes e jornalistas.

Com produção executiva do jornalista Felipe Motta, o documentário detalha o desenvolvimento de todos os carros utilizados pela Stock Car desde 1979, desde os tradicionais Chevrolet Opala até os SUVs atuais.

A obra traz depoimentos de personagens relevantes para a história da categoria e do automobilismo nacional, como Ingo Hoffmann, Washington Bezerra, Lincoln Oliveira, Zeca Giaffone, Carlos Col, José Avallone Neto, Paulo de Tarso e Christian Fittipaldi.

Também participaram nomes que estiveram com a categoria desde a primeira temporada: o preparador e chefe de equipe Rosinei “Meinha” Campos e o mecânico Lourival “Losa” Pereira dos Santos.

Homenagens

O evento também envolveu algumas homenagens realizadas pela ArcelorMittal. A marca entregou algumas lembranças para nomes de relevância para a Stock Car e o automobilismo brasileiro.

Lincoln Oliveira (CEO da Vicar), Enzo Bortoleto (CEO da AudaceTech), Washington Bezerra, Meinha e Reginaldo Leme, entre outros, foram homenageados.

“Estou superfeliz por estar na apresentação de um projeto tão grande, especial e bonito que a ArcelorMittal e o João Bosco desenvolveram com tanto carinho e competência”, disse Lincoln Oliveira.

“Feliz por ter contribuído. Isso não tem preço que pague. Muito de estarmos aqui hoje é pelo esforço de vários de nós lá atrás para levarmos isso adiante, tirando dinheiro do nosso bolso para não deixar a Stock Car acabar. E ver isso ser retratado no filme significa muito. Muito obrigado”, acrescentou Washington Bezerra, um dos fundadores da Stock Car.

Indicações

O filme já foi selecionado para ser premiado em sete eventos fora do Brasil e recebeu a indicação a Melhor Documentário no American Latino International Short Film Festival (Alisff), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A obra ainda foi indicada a Melhor Curta-Documentário no International Motor Film Awards (Imfa), em Londres, no Reino Unido, premiação considerada o Oscar do cinema automobilístico.

Além disso, também foi indicada ao prêmio de Melhor Motor Film no Paladino d’Oro Sport Film Festival, em Palermo, na Itália, e selecionado para ser exibido no Fédération Internationale Cinéma Télévision Sportifs (Ficts), em Milão, também na Itália.