Os Jogos Olímpicos não pararam as ruas de Londres. A capital brit”nica sediou nesta sexta-feira a festa de abertura da competição esportiva de 2012, mas isso não causou grande repercussão no clima ou no comportamento popular.
Em vez disso, a maioria da população londrina preferiu passear com cachorros e lotar pubs. O clima dos Jogos Olímpicos ficou restrito aos que tiveram acesso às áreas protegidas pelo Comitê Olímpico Internacional.
Nesses setores, destaque para os comboios corporativos. O primeiro dia dos Jogos já serviu para mostrar o quanto a competição é usada por empresas para ações de relacionamento com parceiros, fornecedores e clientes.
Essas ações de relacionamento deram o tom na abertura. Em contrapartida, nenhum patrocinador oficial aproveitou as aglomerações no entorno das arenas.
Também chamou atenção a ausência de qualquer tentativa de marketing de emboscada. Os Jogos Olímpicos estão entre os eventos mais protegidos contra esse tipo de iniciativa.
Ação de emboscada aconteceu apenas bem longe das estruturas olímpicas. Uma ótica de Londres aproveitou uma gafe cometida pela organização dos Jogos e criou um anúncio.
Na peça, a empresa Specsavers cita um erro cometido na primeira rodada do futebol feminino olímpico. O telão mostrou a bandeira da Coreia do Sul quando anunciava a escalação da seleção da Coreia do Norte, e a seleção asiática quase se recusou a entrar em campo.
A Specsavers publicou em jornais ingleses nesta sexta-feira as duas bandeiras. Além disso, estampou uma mensagem em coreano sugerindo que as autoridades responsáveis pelos Jogos visitassem a ótica.
Os anúncios da empresa costumam usar momentos constrangedores. O slogan é “Deveriam ter procurado a Specsavers”.