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Bahia, Santos, Sport e Vasco fazem ações sociais em rodada do Brasileirão

Masculinidade positiva, doação de órgãos, saúde mental e inclusão foram lembrados em jogos do fim de semana

Nomes dos jogadores do Vasco foram escritos em libras - Matheus Lima/Vasco

Nomes dos jogadores do Vasco foram escritos em libras - Matheus Lima/Vasco

Bahia, Santos, Sport Recife e Vasco aproveitaram seus jogos no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro para promover causas ligadas à saúde, inclusão e direitos humanos.

As iniciativas envolveram campanhas de conscientização, parcerias institucionais e leilões beneficentes. Veja abaixo as ações desenvolvidas por cada clube.

Bahia

Na Arena Fonte Nova, antes de enfrentar o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, o Bahia firmou parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para lançar o “Movimento Bola da Vez: Masculinidade Positiva”.

A campanha tem como objetivo promover atitudes de respeito e combater o assédio e a exploração sexual no esporte.

“Ao estabelecer esta parceria, o Bahia reafirma o seu papel histórico como agente de mudança, dentro e fora dos campos”, destacou Raul Aguirre, CEO da SAF do Bahia.

“O futebol tem o poder de transformar atitudes, e é com esse poder que queremos contribuir para um futuro melhor e mais justo. Agradecemos ao UNFPA pela confiança”, completou o executivo.

O acordo prevê oficinas e capacitações voltadas para colaboradores do clube e agentes do ecossistema do Tricolor de Aço.

“Esta parceria representa um passo concreto para disseminar valores de respeito, cuidado e equidade”, afirmou Florbela Fernandes, representante do UNFPA no Brasil.

Bahia lança a campanha "Movimento Bola da Vez: Masculinidade Positiva" - Rafael Rodrigues/Bahia
Bahia lança a campanha “Movimento Bola da Vez: Masculinidade Positiva” – Rafael Rodrigues/Bahia

Santos

O Santos entrou em campo para pegar o Red Bull Bragantino com uma camisa personalizada para apoiar a campanha de doação de órgãos. O uniforme trazia uma cicatriz estampada, simbolizando a vida que recomeça após um transplante.

O número 19, também presente na camisa, representa a estatística de que apenas 19 pessoas, a cada um milhão de possíveis doadores no Brasil, efetivamente doam seus órgãos.

A ação contou com o apoio dos patrocinadores do clube, que cederam espaço nas camisas para amplificar a mensagem.

“Seja um doador, seja um transformador de histórias”, destacou o clube em comunicado oficial postado em suas redes sociais.

Rollheiser joga com camisa em alusão à doação de órgãos no lugar do patrocínio máster - Raul Baretta/ Santos
Rollheiser joga com camisa em alusão à doação de órgãos no lugar do patrocínio máster – Raul Baretta/ Santos

Vasco

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado na sexta-feira passada (26), o Vasco foi ao gramado para jogar contra o Cruzeiro, no sábado (27), com os nomes dos jogadores escritos em Libras nas camisas.

Segundo o time de São Januário, a ação reforçou “o compromisso com a acessibilidade e o respeito à diversidade” promovidos pelo Vasco.

Além disso, as 11 camisas utilizadas pelos titulares na vitória por 2 a 0 contra o vice-líder do Brasileirão foram autografadas e colocadas em leilão na plataforma Play for a Cause.

Os recursos arrecadados serão destinados à compra de brinquedos para a Escola de Futebol Geração em Movimento, projeto da Associação de Moradores da Cidade de Deus (CDD), comunidade que abriga o centro de treinamento do clube.

Lucas Lima, do Sport, veste camisa de campanha do Setembro Amarelo - Paulo Paiva/Sport
Lucas Lima, do Sport, com camisa de campanha do Setembro Amarelo – Paulo Paiva/Sport

Sport Recife

O Sport promoveu uma ação em apoio ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

Os jogadores vestiram camisas amarelas com patch personalizado e a inscrição “Ligue 188”, número do Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Unir o futebol à causa do Setembro Amarelo é uma forma de usar a força e a visibilidade do clube para amplificar uma mensagem essencial”, disse Victor Fernandes, coordenador de marketing do Sport.

As 23 camisas autografadas também foram colocadas em leilão na Play for a Cause, com parte da arrecadação destinada à Ampare, instituição que apoia pessoas com transtornos mentais.