O Google foi anunciado como parceiro fundador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 (LA28). O acordo inclui a atuação da empresa como provedora oficial de nuvem para os dois eventos, além de integrar sua tecnologia às transmissões da NBCUniversal (NBCU) e às operações do Comitê Organizador.
A parceria também abrange o apoio à equipe norte-americana (Team USA) nos dois eventos, repetindo o papel que o Google desempenhou em Paris 2024. A empresa de tecnologia se junta à Starbucks e à Honda no mais alto nível de patrocínio de LA28, sendo um dos 14 novos contratos anunciados neste ano.
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Tecnologia
Como parte do acordo, o Google fornecerá infraestrutura de nuvem e ferramentas de inteligência artificial (IA), incluindo o modelo Gemini e a busca em modo IA. Esses recursos serão utilizados visando a melhorar a experiência dos torcedores nas transmissões multiplataforma da NBCU e apoiar as operações internas de LA28.
A NBC também fará parceria com o YouTube para oferecer conteúdo selecionado durante os Jogos. O Google integrará formatos de conteúdo patrocinado à cobertura, como “maneiras de pesquisar” e “explorar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos com a Pesquisa Google”.
Cobertura
A NBCUniversal renovou o contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) no início de 2025. O novo acordo, avaliado em US$ 3 bilhões, estende os direitos de transmissão da empresa até os Jogos de 2036.
A parceria inclui suporte à Olympic Broadcasting Services (OBS), empresa de mídia do COI, na distribuição local da cobertura ao vivo, publicidade digital nos EUA e uso da infraestrutura da Comcast, controladora da NBCU.
A Comcast também mantém patrocínio ao programa olímpico da equipe dos EUA desde 2017.
Patrocínios
Nos últimos meses, o comitê organizador de LA28 anunciou outras parcerias comerciais. Em julho, a Uber foi confirmada como patrocinadora oficial de transporte. Em setembro, a T-Mobile adquiriu os direitos de telecomunicações dos Jogos.
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No mês anterior, o Comitê Organizador já havia revelado a intenção de comercializar os naming rights de instalações que serão utilizadas no evento, como a Crypto.com Arena, o Estádio BMO e o Intuit Dome.
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Segundo os organizadores, os patrocinadores que já possuem acordos de nomeação com esses locais poderão manter os direitos durante os Jogos, desde que assinem como parceiros fundadores. Caso contrário, os locais serão renomeados sem vínculo comercial.
Apesar da nova iniciativa, a política de “local limpo” do COI seguirá vigente, impedindo que haja placas publicitárias dentro do campo de jogo.
A meta de LA28 é arrecadar cerca de US$ 7,1 bilhões para cobrir o orçamento do evento. A expectativa é fechar entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão em novos contratos até o final do ano, elevando a receita total de patrocínio para aproximadamente US$ 2 bilhões.