Bandeiras e camisas personalizadas com os nomes dos 258 atletas brasileiros presentes nos Jogos Olímpicos de Londres foram entregues no início da competição na Vila Olímpica e outros locais de concentração dos atletas que representam o país.
O “agrado” fez parte de uma estratégia de marketing do banco Bradesco, patrocinador dos Jogos Olímpicos de 2016. Por meio dessa ação, a instituição conseguiu colocar o seu slogan “Agora é BRA” em diversos locais de competição nos Jogos Olímpicos.
A ação se estendeu também para convidados do Bradesco que estiveram em Londres. A reportagem da Máquina do Esporte viu dentro de diferentes arenas pessoas usando a camisa (como na foto ao lado) que marcou a ação de emboscada do banco nas Olimpíadas.
A iniciativa, porém, não contém nenhuma menção ao Bradesco, mas faz relação direta com a campanha publicitária que a instituição montou no Brasil relacionada aos Jogos.
Em 2010, na África do Sul, uma ação semelhante a essa foi feita pela marca de cerveja holandesa Bavaria durante a Copa do Mundo. No jogo contra a Dinamarca, no estádio Soccer City, modelos contratadas pela marca reproduziram as cenas de um comercial que era veiculado na Holanda.
O episódio causou repercussão porque as modelos acabaram sendo presas quando a polícia sul-africana percebeu a ação de emboscada, que pelas regras da Fifa são proibidas. O principal motivo era o de que a ação feriu os direitos da AB-Inbev, patrocinadora da competição com as marcas Budweiser e Brahma.
Em Londres, o Bradesco não tem um concorrente direto como patrocinador dos Jogos. O Lloyds Bank é a instituição financeira local que apoia a Olimpíada e, inclusive, tem dado suporte a executivos do banco brasileiro na discussão de práticas serem implementadas em 2016.
* O repórter viaja a convite da Adidas