Ultimamente, muitos clubes brasileiros de futebol preenchem todas as partes do uniforme com logotipos de patrocinadores. Mas há exceções. Uma delas se chama São Caetano. O time da Grande São Paulo estampa apenas uma companhia, a Universo Tintas, no peito e nas costas da camisa.
“Às vezes, não vale a pena poluir o uniforme. É claro que se alguma outra empresa oferecer um valor muito bom para o clube, podemos pensar em negociar. Mas não é nosso objetivo ter mais de uma marca”, afirmou Marcelo Santoro, responsável pelo marketing do São Caetano.
Mas engana-se quem acredita que a equipe do ABC paulista ganha pouco por conta disso. Segundo um levantamento realizado pela consultoria BDO, é a décima que mais lucra com patrocínio no país. Em 2011, faturou R$ 19,4 milhões.
“Há anos, o São Caetano tem um contrato altíssimo de patrocínio, completamente fora da realidade de um clube pequeno, sem torcida, sem mídia”, declarou o consultor especialista em marketing esportivo Amir Somoggi.
O time paulista é o quarto colocado na Série B e está no grupo dos que subirão à primeira divisão do futebol nacional. No sábado, receberá o Criciúma, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.