O sucesso do The United Strand, projeto criado pelo britânico Frank Ilett, mostra como a espontaneidade do torcedor comum pode gerar conversas e aproximação no esporte. Aos 29 anos, Ilett, torcedor do Manchester United, decidiu deixar o cabelo crescer até que o clube ganhasse cinco partidas seguidas. A ideia, simples e bem-humorada, viralizou e fez com que o criador acumulasse, apenas no Instagram, mais de 500 mil seguidores até o momento.
Com carisma e um pouquinho de autodepreciação, Ilett teve interações de grandes marcas como a Adidas, no vídeo de 365 dias sem cortar o cabelo, o mais viral até o momento, com 8,1 milhões de visualizações , e, mais recentemente, do próprio Manchester United, no dia 379 (!!!). Logo após uma vitória sobre o Liverpool, a segunda seguida na temporada, o clube comentou em uma de suas publicações: “Temos uma atualização encorajadora”.
Você deve estar se perguntando: quando foi a última vez que o Manchester United ganhou cinco partidas seguidas, certo? A resposta: na temporada 2023/2024.
O caso evidencia uma mudança de eixo no conteúdo esportivo. Em um ambiente saturado por opiniões extremas, a autenticidade, o humor e a linguagem curta e direta ainda têm muito espaço. Ilett personifica a frustração atual do torcedor do United, porém se mostra esperançoso e tenta parecer, genuinamente, uma pessoa do bem. Ele realiza campanhas em prol da saúde mental (Mind UK) e do câncer infantil, com planos de doar o cabelo ao The Little Princess Trust, que produz perucas para crianças em tratamento. Em setembro, após ser agredido por outro torcedor em Old Trafford, respondeu com leveza e empatia, o que ampliou ainda mais sua popularidade.
Para os clubes e as marcas, fica um exemplo de oportunidade de interação com conteúdos gerados pelos torcedores para “carimbar” sua presença na conversa e validar a voz destes criadores.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
