O elenco montado pela Amil para o vôlei feminino em Campinas tem duas medalhistas de ouro em Jogos Olímpicos (a meio-de-rede Valewska e a levantadora Fernandinha), além de uma cubana (a oposta Ramirez) e uma búlgara (a ponteira Vasileva). No entanto, nenhuma das atletas é tão estrela no novo projeto quanto o técnico José Roberto Guimarães. No lançamento, o comandante aproveitou o status para reavivar um debate e cobrar a mídia sobre menções a patrocinadores.
“Eu queria aproveitar para fazer uma crítica a vocês da mídia. É algo que poderia ajudar nos resultados e que teria uma influência muito positiva. Os atletas e os patrocinadores deveriam ter suas marcas divulgadas por mais tempo. Principalmente as marcas que pagam pelo direito de usar os nomes das equipes”, disse Zé Roberto.
O técnico foi campeão olímpico com a seleção masculina em Barcelona-1992. Depois, voltou ao topo do pódio da competição em Pequim-2008 e em Londres-2012 – em ambas com o time feminino. Os resultados fizeram de Zé Roberto o único brasileiro a ter três ouros nos Jogos.
Antes de montar o projeto em Campinas com a Amil, Zé Roberto vinha trabalhando fora do Brasil. Ele tinha uma ideia antiga de criar um time em São Paulo, mas esbarrava na ausência de investidores.
“O surgimento de novos times é muito importante para o cenário brasileiro. Eu fico muito triste quando algum time fecha, e espero que mais projetos como esse apareçam. Mas é importante que todo mundo colabore para isso”, cobrou o treinador.
* O repórter viajou para Campinas a convite da Amil.