A Globo e a CazéTV foram anunciadas pela Fifa como as detentoras dos direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. As duas emissoras exibirão todos os jogos do torneio em suas plataformas.
“As duas emissoras vêm mostrando um apoio de longa data ao futebol feminino no Brasil e tiveram um papel decisivo no aumento da sua visibilidade e no crescimento da audiência nos últimos anos”, destacou Jill Ellis, diretora-geral de futebol da Fifa, que foi bicampeã da Copa Feminina como treinadora dos Estados Unidos em 2015 e 2019.
Plataformas
Na CazéTV, a transmissão será em plataformas digitais de terceiros, incluindo a transmissão gratuita ao vivo e na íntegra por streaming. Já a Globo terá cobertura que inclui TV aberta, canais por assinatura, streaming e conteúdo digital.
“Expandir a nossa parceria com a Fifa e fazer parte da cobertura mais ampla da história da Copa do Mundo Feminina nos enche de orgulho, ainda mais considerando que o torneio será realizado no Brasil”, comentou Felipe Aquilino, diretor de direitos de mídia da CazéTV.
“Temos a chance de apoiar o crescimento do futebol feminino e ampliar o seu alcance entre o público jovem e altamente engajado da CazéTV”, completou.
Pelos lados do Grupo Globo, segundo o acordo, o Sportv transmitirá os 64 jogos da competição. A TV Globo, por sua vez, exibirá até 56 partidas, ficando de fora apenas de oito dos confrontos simultâneos da última rodada da fase de grupos.
O Globoplay concentrará todas as transmissões da TV Globo e do Sportv, este último disponível apenas para assinantes, e oferecerá cobertura também pela Ge TV.
“A Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2027 será um evento histórico para o futebol e para o país”, afirmou Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo.
“Reflete o valor que o esporte conquistou no Brasil e para a Fifa, com quem a Globo se orgulha pela parceria que proporcionará mais uma grande cobertura para todos os brasileiros”, acrescentou o executivo.
Globo
A Globo prepara uma programação dedicada ao torneio, com produções originais sobre futebol feminino e conteúdos documentais da Fifa. Durante o evento, haverá um programa diário na TV Globo e no Sportv com os destaques de cada dia.
“Nenhum outro veículo de comunicação nos últimos anos investiu tanto no futebol feminino quanto a Globo”, disse Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo.
“Transmitimos as principais competições do país e do continente em diversos modelos de distribuição e aumentamos a visibilidade da modalidade no país. Além disso, estamos acompanhando cada passo da preparação da nossa seleção para a Copa de 2027”, prosseguiu.
A competição também será tema recorrente nos programas esportivos e jornalísticos da emissora, na TV aberta e na TV por assinatura, além de conteúdos no digital, no site e nas redes sociais.
Torneio
A Copa do Mundo Feminina é disputada desde 1991. Os Estados Unidos lideram o ranking de títulos, com quatro conquistas. A Alemanha tem dois troféus, enquanto Noruega, Japão e Espanha (atual campeã) venceram uma vez cada.
O Brasil chegou à final em 2007 e foi terceiro colocado em 1999. Marta, camisa 10 da seleção brasileira, é a maior artilheira da história da competição, com 17 gols em 20 partidas.
A edição de 2027 contará com 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final. A partir daí, haverá mata-mata em jogo único até a final.
Os jogos serão disputados em oito cidades-sede: Brasília (DF) (Arena BRB Mané Garrincha), Rio de Janeiro (RJ) (Maracanã), São Paulo (SP) (Neo Química Arena), Belo Horizonte (MG) (Mineirão), Porto Alegre (RS) (Beira-Rio), Salvador (BA) (Casa de Apostas Arena Fonte Nova), Recife (PE) (Arena Pernambuco) e Fortaleza (CE) (Arena Castelão).
