O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 recebeu 303.627 pessoas em Interlagos entre sexta-feira (7) e domingo (9). Mais do que o recorde de público, a edição de 2025 também foi marcada pela estreia de novas estruturas no autódromo, que permitiram novas possibilidades ao evento enquanto plataforma de negócios.
Toda corrida de Fórmula 1 é tida como uma oportunidade valiosa para os fãs de automobilismo vivenciarem a categoria. A importância de um GP é ainda maior para o público brasileiro, já que a etapa mais próxima do país, no México, está a 6,8 mil quilômetros de distância (partindo de Brasília).
Pela grande procura, o GP de São Paulo também reúne um grande número de empresas, que se aproximam do evento em busca de utilizá-lo como uma oportunidade de gerar novos negócios ou como um caminho para estabelecer conexões com pessoas de interesse e demonstrar relevância.
Novas estruturas
Neste ano, o GP de São Paulo de Fórmula 1 contou com a estreia do chamado “Hospitality Center” (“Centro de Hospitalidade”, em tradução livre) no Autódromo de Interlagos. A estrutura faz parte de um pacote de investimentos avaliados em cerca de R$ 500 milhões realizados pela Prefeitura de São Paulo.
O espaço, localizado na área central do autódromo, possui 22 mil metros quadrados e capacidade para receber até 6 mil pessoas. Entre sexta-feira (7) e domingo (9), recebeu o Grand Prix Club, um dos setores mais valorizados do evento.
Além de ter ingressos que partiram de aproximadamente R$ 20 mil para os três dias, o Grand Prix Club ofereceu a oportunidade para diversas marcas estarem na Fórmula 1. O camarote contou com diversos lounges, comprados por empresas que puderam levar dezenas de convidados para Interlagos durante o final de semana.
Gerdau, Sportingbet, Porto Bank, Honda, White Martins, Petronas, Editora Globo, AWS, Puma, iFood Benefícios, KitKat, Intel, Newon, Castrol, Mercedes, Prudential, Mattel, Crowdstrike e Claro estiveram entre as empresas com camarotes no Grand Prix Club.
O espaço também ofereceu diversas atrações para o público, que incluíram shows musicais e simuladores de corrida. Diversas marcas, como Oakberry, Bacio di Latte, Franuí, World Wine, Koji e NB Stake, estiveram presentes com comidas e bebidas, oferecidas à vontade aos visitantes.
Desta forma, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 deu mais um passo para se consolidar como um evento de destaque não só para os fãs de automobilismo, mas também para todos os segmentos que o enxergam como uma possibilidade de evolução nos negócios.
Impacto
A realização do evento gera benefícios econômicos para a cidade de São Paulo. Em 2024, o GP de Fórmula 1 na capital paulista gerou um impacto avaliado em R$ 1,96 bilhão, com um público de 291,7 mil pessoas.
A expectativa é de que, em 2025, esse impacto econômico ultrapasse R$ 2,2 bilhões. O valor se soma, ainda, com benefícios de mídia espontânea, já que a cidade de São Paulo fica no centro dos holofotes do automobilismo mundial enquanto recebe a Fórmula 1.
Vale lembrar ainda que, no ano passado, a capital paulista foi beneficiada com uma projeção internacional avaliada em US$ 477,3 milhões, ou seja, mais de R$ 2,5 bilhões.
