Pela quarta vez em duas décadas, a National Hockey League (NHL), liga norte-americana profissional de hóquei no gelo, pode ter uma paralisação devido à falta de acordo econômico entre a associação de jogadores (NHLPA) e a liga.
Nesta semana, a NHL cancelou a rodada de negociações que havia marcado com a NHLPA. Don Fehr, diretor-executivo da NHLPA, afirmou que as negociações não serão retomadas até que a liga decida. O grande entrave entre as partes se dá devido à redução que a liga pretende implantar sobre a parcela das receitas que os jogadores recebem, que atualmente corresponde a 57%. A oferta inicial da NHL era de 43%, sendo a segunda de 46%.
A liga mantém a posição de que prefere chegar ao locaute a seguir negociando nas condições do atual contrato, que expira no próximo dia 15. A NHLPA fez uma contraoferta para a liga e aceitou abrir mão de até US$ 800 milhões nos primeiros três anos de contrato em troca de que o quarto ano do acordo mantivesse as condições vigentes hoje em dia. Outro ponto crucial para a resolução das negociações é o desejo dos jogadores sobre a criação de um fundo de emergência para franquias com problemas financeiros.
Executivos da liga já se mostram céticos em relação ao começo do campeonato a tempo. “Acredito que a suspensão da reunião é um grande passo atrás para a negociação. Esperamos que a NHLPA e os jogadores avaliem melhor a nossa última proposta e vejam até onde estão dispostos a chegar nos próximos dias”, afirmou, Bill Daly, comissionário da NHL.
A temporada 2012/2013 da NHL está programada para começar no dia 11 de outubro.