Lançada na última segunda-feira, a nova campanha publicitária da Gatorade para o mercado brasileiro tem três grandes atrativos. Baseada no slogan “vencer vem de dentro”, a fabricante de bebidas esportivas montou um projeto de comunicação que une estrelas brasileiras, o velocista jamaicano Usain Bolt e as inspirações de ambos no esporte.
“A campanha mostra que a camisa super tecnológica ou a chuteira hiperleve podem não ser suficientes. O que está por fora pode ajudar e até proteger, mas o que está dentro é o que fortalece e é vital”, comentou Tiago Pinto, diretor de marketing da Gatorade.
Bolt é o principal nome do projeto. O primeiro comercial da campanha tem imagens do jamaicano correndo em treino e prova, e também mostra o velocista bebendo Gatorade.
As cenas de Bolt são acompanhadas por um texto sobre o que motiva um atleta. As imagens do jamaicano são intercaladas com cenas de anônimos e do centroavante Leandro Damião, jogador do Internacional e da seleção brasileira.
Em outro vídeo da campanha, publicado no canal oficial da Gatorade no site de vídeos Youtube, Damião tem companhia de outras estrelas brasileiras. Os jogadores de futebol Lucas e Paulo Henrique Ganso e a ponteira Jaqueline, da seleção de vôlei, também falam sobre motivação e o que os inspira no esporte.
Na segunda, a Gatorade promoveu um bate-papo com Damião, Lucas e Jaqueline. Eles interagiram com o público via internet e contaram detalhes sobre treinos e carreira.
O curioso é que o destaque dos três corrobora a perda de status de Paulo Henrique Ganso. Outrora apontado como principal candidato a usar a camisa 10 da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, o meia perdeu espaço na equipe nacional durante os Jogos Olímpicos deste ano e não foi sequer convocado para os amistosos contra China e África do Sul.
Nas campanhas anteriores da Gatorade para o mercado nacional, Ganso vinha sendo a maior estrela. Ele protagonizou ao menos três vídeos da marca no ano passado.
A nova campanha foi criada pela agência Lew’Lara∕TBWA. O comercial lançado nesta semana, cujo título é “Não é suficiente”, foi realizado em parceria com a produtora o2 filmes.