A criação de experiências em eventos esportivos é parte essencial para o sucesso de competições e modalidades. O caminho para aproximação a esta tendência está na relação com patrocinadores e união com o entretenimento.
Essa é a análise de Juliano Seganti, diretor de marketing da IMM, responsável por eventos como Rio Open e SP Open de tênis, e Adriana (Didi) Andrade, diretora de marketing do GP São Paulo de Fórmula 1 e da MotoGP, durante o painel “Modelos de engajamento do fã” no “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã”.
“A criação de experiências se baseia em juntar marcas e pessoas através de memórias. É sobre mudar a história dessa pessoa nesse momento. Através de ações que fazemos com o patrocinador, ele consegue uma ativação que vai marcar o fã para sempre”, disse Juliano.
Para Adriana Andrade, as marcas possuem um papel essencial nesse processo, particamente como “sócias”. Durante o painel, a executiva citou como exemplo a parceria entre o GP de São Paulo e a Heineken, que permitiu a criação de um novo setor durante a corrida em Interlagos.
“As marcas investem para contar essa história e valorizar a experiência, fazer com que a narrativa não seja o produto delas. Ambos [GP de São Paulo e IMM] temos marcas que ajudam e crescem junto”, exaltou Didi.
O entretenimento também possui papel importante na criação de experiências. A aproximação dos eventos a segmentos como a música, por exemplo, é um caminho para evoluir a conexão e o interesse dos fãs.
“Nos três dias de Fórmula 1 ou MotoGP, a pessoa chega de manhã e sai no final da tarde para assistir uma corrida de uma hora e meia no domingo. Então criamos, o que ele vários eventos dentro de um evento. Acho que o entretenimento tem um papel fundamental para trazer aquele momento mágico”, contou Adriana Andrade.
O “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã” tem patrocínio de GeTV, Lean Agency e Ticket Sports, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop.
