A reestruturação do calendário do futebol nacional, com a extensão do Brasileirão por um período maior, apresenta-se como um movimento estratégico para o fortalecimento da competição, na avaliação de personagens envolvidos na indústria.
Durante o Summit CBF Academy 2025, realizado em São Paulo na quarta-feira (26), executivos de LiveMode, Globo e Squadra Sports debateram os novos modelos de negócios nas transmissões esportivas e exaltaram a importância da mudança de calendário promovida pela CBF para 2026.
No entendimento de Edgar Diniz, CEO da LiveMode, empresa de mídia dona da CazéTV, as mudanças ampliam o valor comercial do principal produto esportivo do país.
“Acho que são mudanças super saudáveis, um dos maiores desafios do futebol brasileiro é o calendário. Ao manter o campeonato brasileiro disputado ao longo do ano inteiro, isso gera um aumento de valor do produto, independente depois da monetização e da transformação disso em receita, mas geram um valor maior do produto, além de um espaçamento saudável maior entre os jogos na média”, avaliou.
Historicamente, a organização das datas resultava em um achatamento da tabela em determinados meses, o que fragmentava o interesse do público e abria espaço para o consumo de ligas estrangeiras.
A nova diretriz pode corrigir essa distorção, posicionando a liga nacional como o foco central do mercado consumidor e garantindo uma exposição contínua e linear para patrocinadores e parceiros de mídia, além de beneficiar a integridade física dos atletas.
Produto
Ao tratar a competição como prioridade na prateleira de produtos do futebol nacional, a gestão do calendário permite que o torneio mantenha o engajamento das torcidas, conectando interesses de clubes que disputam títulos e vagas continentais.
“Sempre me chamou a atenção, olhando para o futebol brasileiro, como pegávamos o calendário e, tal qual um produto distribuído numa prateleira, a gente espremia daquela maneira o produto principal e o verdadeiramente capaz de ter a atenção dos torcedores do mercado o tempo todo em cima do futebol brasileiro”, comentou Fernando Manuel Pinto, diretor de planejamento e aquisição de direitos esportivos da Globo.
Os executivos avaliam que a direção adotada pela entidade máxima do futebol brasileiro aponta para um cenário de maior estabilidade e potencial de receitas.
“Quando eu levantava essas questões do calendário e da necessidade ou conveniência de ter o Campeonato Brasileiro durante toda a temporada, vejo um fortalecimento do futebol brasileiro e uma guinada na direção correta que a CBF fez”, disse diretor de planejamento e aquisição de direitos esportivos da Globo.
“Eu estou muito otimista sobre o impacto para os clubes, para os players de mercado, sejam eles de transmissão ou anunciantes, e principalmente para o torcedor”, concluiu.
