Em mais uma iniciativa pioneira da Máquina do Esporte, o principal site sobre marketing esportivo do Brasil, chega ao mercado nesta quarta-feira, 5 de setembro, a Revista Máquina do Esporte, a primeira publicação impressa do País sobre o setor. Com periodicidade mensal, tiragem de 5 mil exemplares e 48 páginas, a revista é composta por dez seções: Revisão da Máquina, Máquina Vip, Sport”s Machine, Por Dentro do Mercado, Máquina do Tempo, Máquina do Golfe, Planejamento Estratégico, Máquina de Escrever, Máquina do Futuro e Máquina do Dinheiro. Entre outros assuntos, mostram o cotidiano da indústria esportiva, os cases de sucesso de patrocínio, os principais cursos do segmento, os últimos lançamentos literários e os projetos sociais mais relevantes desenvolvidos no meio. A Revista Máquina do Esporte traz, ainda, duas reportagens, uma entrevista e duas colunas – uma fixa, denominada Com a Bola Toda, do consagrado especialista José Carlos Brunoro, diretor do Pão de Açúcar Esporte Clube, e Visão Empresarial, espaço ocupado por uma companhia diferente a cada mês. “Iremos preencher uma lacuna que faltava no projeto da marca para o desenvolvimento do esporte no País, pois aprofundaremos os assuntos abordados no site e traremos algo a mais sobre o que acontece no meio esportivo”, explica Erich Beting, editor executivo da publicação. Reflexo do comprometimento da Máquina com a qualidade do conteúdo, a primeira edição traz na capa o diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, responsável pela negociação dos direitos de transmissão do esporte no Brasil. Ele falou com exclusividade à revista e reacendeu a polêmica em torno da concorrência com a TV Record, que tem planos para tirar o futebol da emissora carioca a partir de 2009. “Esse é outro motivo de orgulho para nós: temos um conteúdo disponível de primeira linha logo na edição de estréia, com pessoas que realmente conhecem a fundo a indústria do esporte”, complementa Beting. Inicialmente, a revista será comercializada apenas no site www.maquinadoesporte.com.br, cujo layout foi especialmente modificado para o lançamento do periódico. O custo unitário é de R$ 8,50. A assinatura semestral sai por R$ 45,00 e a anual, R$ 85,00. Lançada em 3 de junho de 2005 como o primeiro veículo eletrônico do gênero a ter conteúdo 100% aberto, a marca Máquina do Esporte é uma criação da empresa de comunicação MBPress e do jornalista Erich Beting, ex-“Folha de S. Paulo” e ex-“Lance!”, especialista em Gestão do Esporte pela Faculdade Trevisan. Por ter se tornado referência no segmento pouco tempo após sua estréia, a Máquina atraiu a atenção de conceituados publishers internacionais. Como conseqüência, firmou duas importantes parcerias de conteúdo, com o Soccer Investor, da Inglaterra, e o Sporteconomy, da Itália. Em 18 agosto de 2006, a Máquina do Esporte ampliou sua atuação e chegou ao canal de TV a cabo Bandsports, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Inédito na TV brasileira, o programa é transmitido quinzenalmente. Em julho deste ano, a atração desembarcou nos Estados Unidos, onde é exibida a assinantes do canal DirecTV USA. Também em 2007, a marca ganhou um novo produto. Trata-se do boletim Máquina do Golfe, produzido em parceria com o jornalista e consultor da modalidade Guillermo Piernes e enviado semanalmente a 700 pessoas. Atualmente, a indústria do esporte é um negócio que movimenta US$ 100 bilhões por ano no mundo. Só no Brasil, é responsável por quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB). A relev”ncia do segmento reflete nos números da Máquina do Esporte. Segundo dados do UOL, portal onde o site está hospedado desde 2005, o veículo contabiliza, em média, 700 mil page views por mês. O total de assinantes da newsletter enviada diariamente por e-mail chega a 5,2 mil.