O bairro de Almagro, nas redondezas de Buenos Aires, é a casa de um dos clubes de futebol mais tradicionais da Argentina: o San Lorenzo. Mas nos últimos anos, as pífias campanhas feitas nos torneios argentinos deixaram a equipe em uma situação delicada. Com perigo de rebaixamento, a gerência do clube foi assumida por um grupo comandado por Marcelo Tinelli, famoso apresentador de televisão local, que há anos injeta dinheiro no seu clube de coração na esperança de tirá-lo desta situação ruim. E um dos principais problemas visto por Tinelli, agora vice-presidente do San Lorenzo, é o acordo com a fornecedora esportiva Lotto, que segundo ele e o novo presidente, Matías Lammens, “não está à altura do clube”.
A relação ficou ainda mais tensa quando, na última semana, antes da partida contra o Colón, pelo Torneio Inicial, a marca italiana enviou um novo modelo de terceiro uniforme na cor dourada para que o clube estreasse. Os novos dirigentes não aprovaram o uniforme e se recusaram a usá-lo em campo, mas a Lotto não mandou novas camisas a tempo do jogo. Desta forma, a equipe disputou a partida com o seu tradicional uniforme branco reserva, que teve de ser emprestado da equipe “B” do clube.
O presidente Lammens demonstrou sua irritação com o assunto: “Nos manifestamos à Lotto nosso descontentamento e nossa posição de que não jogaremos com a camiseta dourada porque o modelo não tem nenhuma relação com a história do San Lorenzo. Não consigo entender sequer por que foi feito este modelo”, afirmou Lammens.
O mandatário criticou ainda o desenho da camisa: “Acho que este uniforme não é um bom negócio para nós, não só pelo baixo aporte que recebemos, mas também pela sua qualidade. Além de dirigentes, somos também torcedores. E como torcedor, eu não gosto nada deste modelo”, completou.
Ainda assim, o clube pretende usar o uniforme pelo menos uma vez para não dar margem a queixas da Lotto por quebra de contrato: “A gestão anterior assinou contrato até 2015 e aprovou o modelo. Não podemos passar por cima disso porque desencadearia uma grande perda financeira para o clube. Por isso, devemos usar a camisa em algum jogo da Copa Argentina”.
Rumores afirmar que a pesar da extensão do atual acordo, a nova gestão do San Lorenzo já busca novas soluções para mudar a imagem que o clube passou a ter nos últimos anos, incluindo também alguns patrocinadores com os quais o clube também estaria insatisfeito.