O grupo Anschutz Company anunciou nesta quarta-feira que pôs à venda sua subsidiária Anschutz Entertainment Group (AEG), que gere as principais franquias esportivas da cidade de Los Angeles, na Califórnia, entre elas os Lakers, da NBA, os Kings, da NHL, e o Galaxy, da MLS, além de recintos esportivos como o Staples Center, na própria Los Angeles.
“Dado o sucesso da equipe em estabelecer a AEG como uma das principais plataformas de esportes e entretenimento no mundo, acho que é um momento apropriado para vendermos a AEG para um dono novo e qualificado”, disse Cannon Y. Harvey, presidente da Anschutz Company.
Recentemente, a companhia estudava a construção de um estádio de futebol americano em Los Angeles, próximo ao Staples Center. O prefeito da cidade, Antonio Villaraigosa, afirmou que, segundo suas conversações com representantes da AEG, a Anschutz ainda pretende levar uma franquia da NFL para Los Angeles, mesmo após a venda da subsidiária.
A venda da AEG representaria uma das maiores transações da história da indústria do esporte. A empresa se expandiu nos últimos anos, passando a controlar também grandes recintos fora dos Estados Unidos como a O2 Arena de Londres e o O2 World de Berlim. Ainda não se sabe se a companhia será vendida em partes ou como um todo. Rumores afirmam que o valor de uma possível venda giraria em torno de US$ 7 bilhões.
O bilionário Patrick Soon-Shiong tem sido especulado como um dos possíveis compradores da AEG, tendo até divulgado um comunicado por meio de sua assessoria afirmando que “Soon-Shiong está atento à situação da AEG”. A companhia Madison Square Garden Co., responsável pelo recinto nova-iorquino de mesmo nome, também aparece como um dos candidatos para adquirir a AEG.