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Seleção brasileira ganha 1,2 milhão de seguidores, mas segue atrás de França e Inglaterra em ranking digital

Levantamento do Ibope Repucom, que considera equipes nacionais de 60 países, demonstra a importância crescente do TikTok

Seleção brasileira comemora gol marcado em amistoso contra Senegal - Rafael Ribeiro / CBF

O Ibope Repucom divulgou o Ranking Digital das Seleções de Futebol com a seleção brasileira na terceira colocação. Com 38,4 milhões de seguidores, o Brasil ficou atrás de França e Inglaterra no levantamento, que demonstra a importância crescente do TikTok.

O relatório analisou o volume de seguidores de 60 seleções de futebol, contemplando as 42 seleções já confirmadas para Copa de 2026 e as 18 com as maiores bases digitais que já participaram de alguma edição do Mundial.

França e Inglaterra se mantiveram na liderança com 48,8 milhões e 43 milhões de seguidores, respectivamente, no combinado entre os perfis oficiais no Facebook, X, Instagram, YouTube e TikTok.

A seleção brasileira fechou o pódio, com 38,4 milhões de seguidores, após registrar crescimento de 1,2 milhão de inscrições desde julho de 2024, data da última divulgação dos dados.

A equipe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cresceu mais no Instagram, que foi responsável por 1,1 milhão de novos inscritos. A Amarelinha segue dona da maior página no Facebook (12 milhões), segunda maior do Instagram (18,9 milhões) e terceira maior do YouTube (1,8 milhão).

Recentemente, a seleção brasileira voltou a atuar no TikTok, rede em que soma cerca de 700 mil seguidores, menor número entre os 11 melhores colocados no ranking geral. Trata-se, portanto, de uma rede em que o Brasil tem potencial para evoluir.

Ranking Digital das Seleções de Futebol, do Ibope Repucom, reúne 60 seleções mundiais – Divulgação / Ibope Repucom

“As redes sociais se tornaram o grande estádio digital do futebol global: é ali que as seleções convivem com seus torcedores todos os dias, mesmo fora de campo. Para equipes tradicionais ou estreantes, esse ambiente é uma porta de entrada poderosa para criar conexão real e formar bases de fãs altamente engajadas”, disse Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom.

“E, para marcas e federações, existe um potencial enorme em explorar essas propriedades digitais: com segmentações avançadas e ativações inteligentes em tempo real, cada curtida, comentário ou compartilhamento pode se transformar em experiência, relacionamento e receita”, prosseguiu.

Crescimento

Desde julho de 2024, as 60 seleções analisadas somaram 40 milhões de novas inscrições em seus perfis oficiais, sendo 56% com origem no TikTok. Portugal, Indonésia, Espanha, França e Argentina tiveram o melhor desempenho. Juntas, foram responsáveis por 51% (20 milhões) das novas inscrições no período.

Portugal obteve o melhor desempenho entre todas as seleções analisadas. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) conquistou 7,3 milhões de novas inscrições nas redes oficiais, sendo 51% no TikTok, plataforma em que dobrou a base de seguidores.

Em 2024, Portugal possuía 3,6 milhões de inscritos no TikTok, e hoje conta com 7,3 milhões. Além disso, entre as 30 principais equipes, a seleção portuguesa foi a que teve a maior taxa de crescimento no período, com uma evolução de 24% da base digital.

A Indonésia, mesmo sem se classificar para a próxima Copa do Mundo, registrou o segundo maior crescimento entre todas as seleções analisadas. A equipe somou mais de 3,7 milhões de inscritos, dos quais 75% (2,8 milhões) vieram do TikTok. O país também figurou no topo dos ganhos no X, com 350 mil novos inscritos.

A Espanha ficou com o terceiro maior crescimento, com cerca de 3,3 milhões de novos inscritos, um aumento de 20% em sua base desde 2024. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) registrou um crescimento expressivo no TikTok, com 2,1 milhões de novas inscrições, além de se destacar no Instagram, com mais de 1 milhão de novos seguidores.

A França teve o quarto maior crescimento no período ao conquistar 3,2 milhões de novas adesões em suas plataformas. Cerca de 60% desse resultado veio do TikTok, responsável por 1,9 milhão de novos inscritos.

A Federação Francesa de Futebol (FFF) ultrapassou a marca de 48 milhões de inscrições no total de suas redes sociais e segue na liderança do ranking geral, mantendo uma vantagem de cerca de 6 milhões sobre a Inglaterra, segunda colocada com 43 milhões.

A Argentina, atual campeã da Copa do Mundo da Fifa, fechou o Top 5 das seleções que mais conquistaram novos fãs em suas contas digitais. Ao todo, a Associação Argentina de Futebol (AFA) somou 2,9 milhões de novos inscritos em suas redes sociais, sendo 87% desse crescimento proveniente do TikTok. Com o resultado, a seleção argentina chegou à marca de 29 milhões de inscrições no total das redes.

O continente sul-americano se manteve como o segundo em volume de inscritos, considerando-se as plataformas de suas respectivas seleções, com um total de 110 milhões de inscrições, atrás apenas das seleções europeias, que totalizam 228 milhões de inscrições, e à frente do continente asiático (38,9 milhões) e do continente africano (36,5 milhões).