Pular para o conteúdo

Mundial de Clubes e João Fonseca foram os termos que mais geraram curiosidade dos brasileiros em 2025

Em um cenário em que o Google ainda processa cerca de 5,8 bilhões de buscas por dia, o esporte segue como um dos principais organizadores da curiosidade coletiva no Brasil

João Fonseca em ação durante partida válida pelo US Open 2025 - Mike Lawrence / USTA

O tradicional Year in Search 2025 mostrou que o esporte, ainda muito concentrado no futebol, dominou o topo das buscas no Google no Brasil. O principal destaque foi “Mundial de Clubes” (que a Fifa pediu para que fosse chamado de “Copa do Mundo de Clubes“), o termo mais pesquisado do ano, à frente de temas políticos, culturais e de grande comoção nacional.

Antes mesmo do início da competição, havia dúvidas sobre se o novo formato iria “pegar”, mas a curiosidade em torno da fórmula inédita, do calendário e dos confrontos frequentes entre clubes de diferentes continentes impulsionou o interesse. Não por acaso, PSG e Chelsea também apareceram entre os cinco termos mais buscados do ano, superando até assuntos como a escolha do novo Papa.

O ranking de clubes reforça o peso da competição na conversa digital. Entre os dez clubes mais buscados no Brasil, nove participaram do Mundial, com PSG, Chelsea e Bayern de Munique liderando a lista, seguidos por Benfica, Porto, Internazionale e Atlético de Madrid. A única exceção foi a LDU, ainda assim um clube estrangeiro que enfrentou diversos brasileiros na Libertadores ao longo do ano.

É possível interpretar estas buscas também como um interesse do torcedor interessado em saber mais sobre clubes que atuam contra os brasileiros, no ápice da globalização do futebol que foi o torneio disputado nos EUA, entre junho e julho.

Fora do futebol, o esporte também liderou a atenção na lista de personalidades. João Fonseca foi o nome mais pesquisado de 2025 no Brasil, à frente de Donald Trump e Fernanda Torres. O interesse acompanha resultados esportivos consistentes, ascensão acelerada no ranking da ATP e uma rápida consolidação comercial, com contratos assinados com OnRolexXP InvestimentosMercado Livre e Claro. Nas redes digitais, João soma mais de 1,2 milhão de seguidores e 11 milhões de interações entre dezembro de 2024 e outubro deste ano (saiba mais).

Em um cenário em que o Google ainda processa cerca de 5,8 bilhões de buscas por dia, o esporte segue como um dos principais organizadores da curiosidade coletiva no Brasil. Ele antecipa desejos, direciona atenção e ajuda a identificar oportunidades de informação, produtos e narrativas. Mesmo com a migração gradual das buscas para ambientes de inteligência artificial (IA), o retrato de 2025 indica que, quando o objetivo é mobilizar interesse em escala, o esporte continua gerando muita curiosidade.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.