Pular para o conteúdo

Atlético-MG e Nike lançam primeiros uniformes de parceria com inspiração no título de 1971

Camisas trazem detalhes que remete ao gol decisivo de Dadá Maravilha

Lyanco posa em campanha de lançamento dos uniformes da Nike para o Atlético-MG - Divulgação

O Atlético-MG e a Nike anunciaram, no domingo, os uniformes que marcam a estreia da parceria. Como pontapé inicial da colaboração, o Galo usará em 2026 uma coleção inspirada no título do Campeonato Brasileiro de 1971.

O conceito visual e narrativo do lançamento resgata o gol decisivo de Dadá Maravilha, momento utilizado como ponto de partida para a identidade de “Galo Doido” que permeia a campanha publicitária e os detalhes das peças.

O uniforme principal preserva as listras verticais em preto e branco, incorporando finas linhas douradas entre as faixas. A camisa tem gola careca, mangas pretas e barra branca, enquanto o interior da gola exibe a inscrição “Galo Doido” e uma estilização da crista do mascote envolvendo a letra “G”.

“O título de 1971 não foi apenas uma conquista. Ver a Nike contar essa história em um uniforme que honra nossa identidade e nossa tradição é motivo de orgulho. É o primeiro capítulo de uma trajetória que vai valorizar muito as conquistas do Atlético ao longo dos próximos anos”, comentou Rafael Menin, sócio majoritário da SAF do Atlético-MG.

O segundo uniforme adota uma estética retrô baseada na década de 1970, sendo inteiramente branco com gola em V e mangas pretas, acompanhado por calções e meiões brancos.

Os uniformes destinados aos jogadores utilizam tecnologias que empregam engenharia de mapeamento corporal para otimizar o desempenho e a evaporação do suor.

“Estamos criando uniformes com tecnologia desenvolvida para contribuir diretamente com o desempenho dos atletas dentro de campo e celebrando histórias para fortalecer a conexão emocional que vive na cabeça e no coração de milhões de atleticanos”, reforçou Renato Aguiar, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

A versão disponível para o público geral conta com microfibras de poliéster. Alinhado às diretrizes de sustentabilidade da marca, o material é produzido com poliéster reciclado a partir de garrafas plásticas, processo que a Nike mantém desde 2010 em suas linhas de vestuário de alto rendimento.

Trata-se da primeira camisa da Nike do Atlético-MG. De 2022 a 2025, o clube teve materiais esportivos fornecidos pela Adidas.

Campanha

A estratégia de comunicação, desenvolvida pelo estúdio criativo AKQA, recebeu o título de “A Doideira vai pras Cabeças”.

A campanha utiliza uma linguagem visual que mistura elementos históricos, como imagens do gol de Dadá em TVs de tubo, com retratos de atletas do elenco atual, como Lyanco e a zagueira Hingredy, além da influenciadora Anna Luiza Chagas.

O objetivo da ação é reforçar a identidade atleticana através de expressões intensas e simbolismos que conectam o legado do bicampeonato brasileiro ao presente do clube.

A nova camisa titular, na versão torcedor, está disponível no site e aplicativo da Nike, além das lojas Centauro, do próprio Atlético-MG e outras selecionadas. O segundo uniforme chega ao mercado em março, junto com as versões jogador de ambos os modelos.

A coleção completa, incluindo camisa de aquecimento, treino e linha casual, deverá ser divulgada nos próximos meses.