O Atlético-MG e a Nike anunciaram, no domingo, os uniformes que marcam a estreia da parceria. Como pontapé inicial da colaboração, o Galo usará em 2026 uma coleção inspirada no título do Campeonato Brasileiro de 1971.
O conceito visual e narrativo do lançamento resgata o gol decisivo de Dadá Maravilha, momento utilizado como ponto de partida para a identidade de “Galo Doido” que permeia a campanha publicitária e os detalhes das peças.
O uniforme principal preserva as listras verticais em preto e branco, incorporando finas linhas douradas entre as faixas. A camisa tem gola careca, mangas pretas e barra branca, enquanto o interior da gola exibe a inscrição “Galo Doido” e uma estilização da crista do mascote envolvendo a letra “G”.
“O título de 1971 não foi apenas uma conquista. Ver a Nike contar essa história em um uniforme que honra nossa identidade e nossa tradição é motivo de orgulho. É o primeiro capítulo de uma trajetória que vai valorizar muito as conquistas do Atlético ao longo dos próximos anos”, comentou Rafael Menin, sócio majoritário da SAF do Atlético-MG.
O segundo uniforme adota uma estética retrô baseada na década de 1970, sendo inteiramente branco com gola em V e mangas pretas, acompanhado por calções e meiões brancos.
Os uniformes destinados aos jogadores utilizam tecnologias que empregam engenharia de mapeamento corporal para otimizar o desempenho e a evaporação do suor.
“Estamos criando uniformes com tecnologia desenvolvida para contribuir diretamente com o desempenho dos atletas dentro de campo e celebrando histórias para fortalecer a conexão emocional que vive na cabeça e no coração de milhões de atleticanos”, reforçou Renato Aguiar, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
A versão disponível para o público geral conta com microfibras de poliéster. Alinhado às diretrizes de sustentabilidade da marca, o material é produzido com poliéster reciclado a partir de garrafas plásticas, processo que a Nike mantém desde 2010 em suas linhas de vestuário de alto rendimento.
Trata-se da primeira camisa da Nike do Atlético-MG. De 2022 a 2025, o clube teve materiais esportivos fornecidos pela Adidas.
Campanha
A estratégia de comunicação, desenvolvida pelo estúdio criativo AKQA, recebeu o título de “A Doideira vai pras Cabeças”.
A campanha utiliza uma linguagem visual que mistura elementos históricos, como imagens do gol de Dadá em TVs de tubo, com retratos de atletas do elenco atual, como Lyanco e a zagueira Hingredy, além da influenciadora Anna Luiza Chagas.
O objetivo da ação é reforçar a identidade atleticana através de expressões intensas e simbolismos que conectam o legado do bicampeonato brasileiro ao presente do clube.
A nova camisa titular, na versão torcedor, está disponível no site e aplicativo da Nike, além das lojas Centauro, do próprio Atlético-MG e outras selecionadas. O segundo uniforme chega ao mercado em março, junto com as versões jogador de ambos os modelos.
A coleção completa, incluindo camisa de aquecimento, treino e linha casual, deverá ser divulgada nos próximos meses.
