O Catar abriu negociações com a Fifa para sediar a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes Feminino. A movimentação reforça a estratégia seguida pelo país nos últimos anos, mas cria dúvidas sobre a possibilidade logística e os potenciais impactos no futebol europeu feminino.
A informação foi dada primeiramente pelo The Guardian. O novo Mundial foi confirmado pela Fifa no final do ano passado e deverá acontecer entre os dias 5 e 30 de janeiro de 2028. Não houve, porém, anúncio de qual país sediará o torneio, bem como o processo que será seguido para defini-lo.
O interesse do Catar acompanha os investimentos do Emirado em busca de sediar grandes eventos esportivos, que tiveram como grande marco a realização da Copa do Mundo de 2022. No final do ano passado, o Mundial de Clubes, em que o Flamengo foi derrotado nos pênaltis pelo PSG, também aconteceu no país.
O Catar, no ano passado, chegou a manifestar interesse pela Copa do Mundo de Clubes de 2029, mas a Fifa decidiu que o torneio será disputado no Hemisfério Norte. Marrocos e Espanha, neste cenário, devem receber a competição.
Além da relação de proximidade com a Fifa, o Catar tem como trunfo os estádios construídos para a Copa do Mundo de 2022, bem como outras evoluções de infraestrutura.
Contradição
O interesse do Catar na Copa do Mundo de Clubes Feminino da Fifa esbarra em algumas questões sociais, principalmente relacionadas a bandeiras historicamente exaltadas pelo futebol feminino.
O país vive com restrições culturais e jurídicas às mulheres, que restringem liberdades individuais. Além disso, oferece uma série de proibições contra a comunidade LGBTQIA+.
O futebol feminino também tem pouca, quase nenhuma, tradição no Catar. A primeira seleção feminina do país foi formada em 2009 e não disputa jogos oficiais há 12 anos.
Calendário
A realização do Mundial no Catar também causaria dificuldades de calendário para o futebol feminino europeu.
As principais competições do continente são disputadas entre setembro e maio. Em janeiro, portanto, estariam à todo vapor. Além disso, possuem uma pausa de inverno, que geralmente ocorre do final de dezembro até o início de janeiro.
Com o planejamento de acontecer entre os dias 5 e 30 de janeiro de 2028, o torneio poderia forçar as ligas a estenderem a pausa, o que poderia congestionar o calendário.
Os critérios para participação ainda não estão definidos. A competição terá 16 equipes, sendo cinco europeus e dois da Ásia, África, América do Sul e América do Norte.
