Pensando na popularidade que a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 trarão para o futebol no Brasil, a editora Panda Books criou um departamento de criação de conteúdos inéditos sobre o esporte. Já estão sendo produzidos sete livros, entre eles, a nona edição do “Guia dos Curiosos”, que será lançada em 2013.
O objetivo é atender empresas que tenham interesse em organizar exposições, sites, aplicativos e jogos. O jornalista Marcelo Duarte, um dos sócios da editora e apresentador do programa “Loucos por Futebol” da ESPN Brasil, está à frente do projeto.
“O projeto já existia, mas não de uma forma concreta, sempre me procuravam para comandar algum projeto relacionado ao futebol. Agora resolvemos formalizar isso, não vamos mais esperar o cliente dar uma ideia para produzirmos, queremos criar um grande banco de dados para ter o que oferecer”, comentou Marcelo Duarte.
O jornalista espera aproveitar o momento da Copa do Mundo para produzir conteúdos sobre futebol, mas afirma olhar para outros esportes no futuro.
“O momento é muito propício para pensarmos no futebol, com a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 sendo disputadas no Brasil, esses assuntos serão mais constantes, mas, daqui há dois anos, vamos focar também nos Jogos Olímpicos”, avaliou Marcelo Duarte.
A Panda Books já tem alguns interessados nos conteúdos de futebol e está negociando um projeto em um Shopping Center no Rio de Janeiro. A editora foi fundada em 1999 e conta com um grande catálogo de livros como “Os 55 Maiores Jogos das Copas do Mundo”, de Paulo Vinicius Coelho e “A História das Camisas de Todos os Jogos das Copas do Mundo”, de Paulo Gini, Rodolfo Rodrigues e Mauricio Rito.